Saúde

Órgão regulador dos EUA estuda anunciar alerta sobre vacina da Janssen

Ligação com síndrome rara é analisada

Órgão regulatório norte-americano, a Food and Drug Administration (FDA, na sigla em inglês), estuda fazer um alerta sobre a Janssen, vacina contra a covid-19 da Janssen. O planejamento teria entrado na pauta após autoridades de saúde associarem o imunizante produzido pela Johnson & Johnson com possível risco de aumento de casos de síndrome de Guillain-Barré. As informações são do jornal The New York Times (NYT).

Também de acordo com a publicação, ainda que considerado baixo, o risco de desenvolver a condição neurológica parece ser de três a cinco vezes maior entre os receptores da vacina do que entre a população em geral dos Estados Unidos. Apesar do alerta, o FDA ressalta que o benefício da vacinação supera os riscos.
Ainda segundo a publicação no The New York Times, foram identificados cem casos suspeitos de Guillain-Barré entre os imunizados com a dose única da Janssen. Essas informações foram coletadas por meio de um sistema de monitoramento preenchido por pacientes e profissionais da saúde com o intuito de relatar efeitos adversos das vacinas.
A síndrome

A síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune grave em que o próprio sistema imunológico passa a atacar as células nervosas, levando à inflamação nos nervos e, consequentemente, fraqueza e paralisia muscular, podendo ser fatal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo