Operação Shamar mobiliza forças de segurança em Goiás no combate à violência contra a mulher

Com uma grande mobilização em todas as regiões do estado, Goiás deu visibilidade ao enfrentamento da violência contra a mulher durante o Dia D da Operação Shamar, realizado no último dia 7 de agosto. A ação, coordenada pelo Goiás Social e pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO), integra uma campanha nacional que segue até o próximo dia 4 de setembro.
A força-tarefa goiana uniu as polícias Civil, Militar, Penal, Técnico-Científica, além do Corpo de Bombeiros e da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia. A campanha também conta com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), com foco na proteção e acolhimento às vítimas por meio de programas como o Todos Por Elas, criado em 2023.
Durante o Dia D, as atividades foram intensificadas em todo o estado, com a realização de prisões, cumprimento de mandados, fiscalizações de medidas protetivas, visitas às vítimas, ações educativas e de conscientização. As Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deams) receberam reforço e atuaram diretamente nas Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs).
Para o superintendente de Ações e Operações Integradas da SSP-GO, Evenir da Silva Franco, a mobilização representa o compromisso do estado com a integridade das mulheres. “A violência contra a mulher exige resposta articulada, permanente e qualificada. Por isso, o Governo de Goiás está mobilizado para agir de forma preventiva, repressiva e educativa, integrando todas as forças de segurança nesse enfrentamento”, afirmou.
A Operação Shamar é uma iniciativa nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e, em 2025, atua com o tema Defesa das mulheres e enfrentamento à violência. Além das ações de repressão, o foco está no fortalecimento da rede de apoio e no combate ao feminicídio.
No mesmo dia, Goiânia sediou a 5ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, promovida pela Seds, com discussões voltadas à construção de políticas públicas que ampliem a participação feminina. “As políticas para as mulheres são muito amplas, abrangendo até mesmo o empreendedorismo feminino. Neste ano, o tema da conferência é voltado à democracia; entendemos que a participação política da mulher é fundamental para a garantia da diversidade. A democracia se faz através da pluralidade, esse é um dos nossos focos aqui”, destacou a superintendente da Mulher, Evelin Rodrigues.
Todos os dados da operação são monitorados pelo Sistema Córtex – Módulo de Gestão Operacional, garantindo mais precisão na análise das ações. Em 2024, Goiás registrou mais de 24 mil diligências durante a Shamar, com 2.382 atendimentos, 16 vítimas resgatadas, mais de 20 mil medidas protetivas fiscalizadas e dezenas de acompanhamentos para retirada segura de pertences.