Polícia

Operação Legalidade identifica furto de energia e apreende 50 kg de cobre em Aparecida

Ação integrada do GGIM vistoria estabelecimentos de reciclagem e comércio de peças automotivas; cinco pessoas foram conduzidas à delegacia

A Prefeitura de Aparecida, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), realizou nesta terça-feira, 8 de julho, mais uma etapa da Operação Legalidade, com foco na fiscalização de estabelecimentos de reciclagem e comércio de peças automotivas. A força-tarefa contou com a atuação conjunta do 45º Batalhão da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), Secretaria de Regulação Urbana e Equatorial Goiás.

Fotos divulgação SECOM

Durante vistoria em uma reciclagem localizada no Jardim Helvécia, que já havia sido interditada anteriormente, as equipes encontraram fios de alumínio com sinais de queima recente. Ao apurar a procedência do material, os fiscais identificaram que pertencia a um indivíduo conhecido por Vinicius. Em diligência a uma residência próxima, foram encontrados aproximadamente 50 quilos de cobre, além de mais indícios de queima de fios. No imóvel, cinco pessoas foram abordadas e conduzidas à delegacia. A equipe da Equatorial constatou ainda furto de energia elétrica no local, que operava com ligação clandestina.

Segundo o secretário de Segurança Pública, coronel Godinho, a orientação do prefeito Leandro Vilela é clara: integrar os esforços das forças de segurança e das secretarias municipais para garantir o cumprimento da lei e promover uma cidade mais segura.

“O trabalho conjunto permite identificar irregularidades com mais eficiência e coibir crimes que possam prejudicar o cidadão e a cidade como um todo. A presença do poder público nas regiões mais vulneráveis, oferece resposta rápida à população”, afirmou ele pontuando ainda que as operações serão constantes.

Além da ação no Jardim Helvécia, outros quatro estabelecimentos foram vistoriados. Uma loja de peças para motos localizada na GO-040 foi notificada pela SEMMA, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Regulação Urbana. Outras duas lojas de peças automotivas também receberam notificações para realizar adequações ambientais e documentais, conforme as exigências legais. Já uma loja de peças usadas para pick-ups, no Bairro Cardoso, estava com toda a documentação em dia.

Coordenador de fiscalização da Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana, Gustavo Viana reforçou o compromisso da gestão com a legalidade e o ordenamento urbano. “O objetivo dessas ações é garantir que os estabelecimentos estejam regularizados e respeitem as normas ambientais, estruturais e de uso do solo, além de coibir receptação e revenda de produtos furtados. Essa atuação conjunta é fundamental para proteger o cidadão e manter a organização da cidade”, destacou.

Ao todo, 14 pessoas foram abordadas, cinco encaminhadas à delegacia e cerca de 50 quilos de cobre e alumínio foram apreendidos. A Operação Legalidade é coordenada pelo GGIM e tem como objetivo combater atividades irregulares, prevenir crimes ambientais, coibir furtos de energia e garantir que os estabelecimentos da cidade funcionem dentro das normas legais e de segurança.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo