Operação Legalidade identifica furto de energia e apreende 50 kg de cobre em Aparecida

Ação integrada do GGIM vistoria estabelecimentos de reciclagem e comércio de peças automotivas; cinco pessoas foram conduzidas à delegacia
A Prefeitura de Aparecida, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), realizou nesta terça-feira, 8 de julho, mais uma etapa da Operação Legalidade, com foco na fiscalização de estabelecimentos de reciclagem e comércio de peças automotivas. A força-tarefa contou com a atuação conjunta do 45º Batalhão da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), Secretaria de Regulação Urbana e Equatorial Goiás.

Durante vistoria em uma reciclagem localizada no Jardim Helvécia, que já havia sido interditada anteriormente, as equipes encontraram fios de alumínio com sinais de queima recente. Ao apurar a procedência do material, os fiscais identificaram que pertencia a um indivíduo conhecido por Vinicius. Em diligência a uma residência próxima, foram encontrados aproximadamente 50 quilos de cobre, além de mais indícios de queima de fios. No imóvel, cinco pessoas foram abordadas e conduzidas à delegacia. A equipe da Equatorial constatou ainda furto de energia elétrica no local, que operava com ligação clandestina.
Segundo o secretário de Segurança Pública, coronel Godinho, a orientação do prefeito Leandro Vilela é clara: integrar os esforços das forças de segurança e das secretarias municipais para garantir o cumprimento da lei e promover uma cidade mais segura.
“O trabalho conjunto permite identificar irregularidades com mais eficiência e coibir crimes que possam prejudicar o cidadão e a cidade como um todo. A presença do poder público nas regiões mais vulneráveis, oferece resposta rápida à população”, afirmou ele pontuando ainda que as operações serão constantes.
Além da ação no Jardim Helvécia, outros quatro estabelecimentos foram vistoriados. Uma loja de peças para motos localizada na GO-040 foi notificada pela SEMMA, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Regulação Urbana. Outras duas lojas de peças automotivas também receberam notificações para realizar adequações ambientais e documentais, conforme as exigências legais. Já uma loja de peças usadas para pick-ups, no Bairro Cardoso, estava com toda a documentação em dia.
Coordenador de fiscalização da Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana, Gustavo Viana reforçou o compromisso da gestão com a legalidade e o ordenamento urbano. “O objetivo dessas ações é garantir que os estabelecimentos estejam regularizados e respeitem as normas ambientais, estruturais e de uso do solo, além de coibir receptação e revenda de produtos furtados. Essa atuação conjunta é fundamental para proteger o cidadão e manter a organização da cidade”, destacou.
Ao todo, 14 pessoas foram abordadas, cinco encaminhadas à delegacia e cerca de 50 quilos de cobre e alumínio foram apreendidos. A Operação Legalidade é coordenada pelo GGIM e tem como objetivo combater atividades irregulares, prevenir crimes ambientais, coibir furtos de energia e garantir que os estabelecimentos da cidade funcionem dentro das normas legais e de segurança.