Aparecida de Goiânia

Oficinas educativas preparam alunos de Aparecida para o Dia Mundial da Limpeza

Atividades da BRK Ambiental em parceria com a Prefeitura orientam crianças sobre descarte correto do lixo e preservação ambiental

Em preparação para o Dia Mundial da Limpeza, que será comemorado no próximo sábado (20), a BRK Ambiental, empresa subdelegada pela Saneago nos serviços de esgotamento sanitário em Aparecida de Goiânia, promoveu oficinas educativas nesta quarta (17) e quinta-feira (18) com alunos do 5º ano de escolas municipais da cidade.

As atividades aconteceram das 8h às 10h, na Escola Municipal Adelino Ariane, no setor Vila Maria, e na Escola Municipal Caraíbas, no Residencial Caraíbas. Durante as oficinas, os estudantes participaram de palestras e dinâmicas lúdicas voltadas à geração, separação e destinação correta do lixo.

A ação foi realizada em parceria com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, além da Saneago, Instituto Plantadores de Água, Escoteiros Lis do Cerrado e Ecoparque Cerrado.

“Acreditamos que a educação ambiental é a base para transformar hábitos e construir cidades mais limpas e sustentáveis. Ensinar às crianças desde cedo a importância da redução e destinação correta do lixo é investir no futuro da nossa comunidade”, afirmou a gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da BRK em Goiás, Renata Danzi.

Desafio do lixo no Brasil e em Goiás

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil produziu 80,96 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos em 2023 — o equivalente a mais de 221 mil toneladas por dia. Apesar do volume expressivo, apenas 58,5% tiveram destinação adequada, enquanto 41,5% ainda seguem para lixões, aterros irregulares ou são descartados irregularmente em áreas urbanas.

Em Goiás, os 246 municípios geram juntos cerca de 6,9 mil toneladas de resíduos por dia, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Desses, apenas 76 cidades possuem coleta seletiva implantada, enquanto a maioria (154) ainda não oferece o serviço à população.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo