Mutirões em Aparecida: Oferta de serviços ou disputa política entre Caiado e Mendanha?
Com foco inicial na região metropolitana, o primeiro mutirão liderado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM/União Brasil) ocorreu, no mês passado, em Goiânia, e o segundo será em Aparecida de Goiânia, nos dias 11 e 12 de dezembro.
Com certeza, as eleições do ano que vem passará decisivamente por Aparecida, que certamente, se tornará um campo de batalha. O objetivo, é conquistar os eleitores do município a qualquer custo.
O governo do estado está mirando sua artilharia para a cidade e região, e parece que a arma utilizada é uma cartucheira que atira em várias direções.
Com foco inicial na região metropolitana, o primeiro mutirão liderado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM/União Brasil) ocorreu, no mês passado, em Goiânia, e o segundo será em Aparecida de Goiânia, nos dias 11 e 12 de dezembro.
O Governo Itinerante, que se instalou no pátio do shopping Portal Sul, GO-040, próximo ao Terminal Garavelo, e, está em sua segunda edição (A primeira edição aconteceu na Região Noroeste de Goiânia), começou dia primeiro e vai até o dia 8, tem expectativa de realizar de 35 a 40 mil atendimentos.
O objetivo é levar uma série de serviços e benefícios aos moradores de Aparecida de Goiânia, Goiânia, Aragoiânia, além de Abadia e Guapó. Nessa edição traz cursos de qualificação profissional que serão oferecidos para a população de Aparecida, cadastramento de estudantes ao Passe Livre Estudantil (PLE), dos beneficiários dos programas, Bolsa Universitária, Bolsa Cidadã, Bolsa Família, Bolsa Futuro e Programa Casa Legal – Sua Escritura na Mão, além do Procon-Goiás.
Por sua vez, Mendanha, reeleito prefeito de Aparecida de Goiânia com mais de 95% dos votos válidos em 2020, tem o objetivo de evidenciar que sua força permanece, ainda mais em um momento em que o caiadismo busca se expandir para a cidade.
Essas ações sociais atingirão as famílias mais carentes de Aparecida e região. Para quem sabe ler, um pingo, é uma letra, e todos sabem que o governo estadual está preocupado com a falta de popularidade e os baixos índices de aceitação na cidade e quer reverter isso. E, Caiado, sabe que ‘O Governo Itinerante’ é uma arma poderosa que o governo estadual tem nas mãos.
Em contrapartida, a prefeitura não fica atrás e participa do jogo na mesma medida, realizando através da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), edições do Programa Assistência Social Itinerante. Em que, os moradores da região são beneficiados com todos os serviços oferecidos pela pasta, além de atividades recreativas e culturais.
Os serviços são gratuitos, e, o objetivo é proporcionar um espaço onde a população possa buscar atendimentos públicos sociais de forma mais rápida e gratuita.
Os moradores são contemplados com os serviços de atualização do Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família); cadastro e recadastramento do Cadastro Único, que é a porta de entrada para os programas do Governo Federal – atendimentos e encaminhamentos para os CRAS e CREAS; emissão do passe livre e passaporte do idoso; corte de cabelo e distribuição de mudas de árvores. As crianças podem se divertir no espaço infantil com pipoca, algodão-doce, pebolim, pula-pula e outras atividades recreativas.
A disputa pelo apoio dos moradores do município, se tornou pessoal entre o prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha e o governador do estado Ronaldo Caiado, os dois têm, o mesmo objetivo, de serem vencedores e usarão todas as estratégias disponíveis para que isso aconteça.