Economia & Negócios

Nubank supera 112 milhões de clientes e se torna a maior instituição financeira privada do Brasil

Dados do Banco Central apontam que fintech já atende 61% da população adulta e lidera ranking entre instituições privadas

O Nubank tornou-se a maior instituição financeira privada do Brasil em número de clientes, segundo dados divulgados pelo Banco Central do Brasil referentes ao fechamento de 2025. A fintech alcançou a marca de mais de 112 milhões de clientes, o que representa cerca de 61% da população adulta do país.

Desde 2022, quando passou a integrar o grupo das cinco maiores instituições financeiras do Brasil, o Nubank apresentou crescimento contínuo, avançando uma posição por ano no ranking. Além da expansão da base de clientes, a instituição manteve uma das menores taxas de reclamações do sistema financeiro, conforme o levantamento do Banco Central, reforçando seus indicadores de qualidade no atendimento.

O crescimento também veio acompanhado de maior engajamento dos usuários. Segundo dados apresentados pela CEO do Nubank no Brasil, Livia Chanes, 85% dos clientes ativos no país utilizaram mensalmente os serviços da instituição. Além disso, a receita média por cliente ativo (ARPAC) atingiu o maior patamar histórico no terceiro trimestre de 2025, refletindo o aumento no uso de produtos e serviços oferecidos pela plataforma digital.

De acordo com a executiva, a estratégia da empresa vai além da ampliação numérica da base. O foco está na construção de um relacionamento duradouro e relevante com os clientes, por meio de soluções financeiras simples, atendimento humanizado e tecnologia voltada à redução da complexidade do dia a dia.

Em menos de uma década de atuação, o Nubank estima ter gerado uma economia superior a R$ 111 bilhões em tarifas para seus clientes. Somente em 2025, ações como parcerias com ofertas de descontos permitiram a preservação de R$ 158,8 milhões. No mesmo período, mais de 6 milhões de clientes tiveram dívidas renegociadas por meio da plataforma.

A consolidação do Nubank como líder entre as instituições financeiras privadas reforça o avanço do modelo 100% digital no país, combinando escala, eficiência operacional e uma estrutura de custos mais enxuta, além de manter elevados padrões de atendimento reconhecidos por premiações do setor.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo