Novo decreto em Senador Canedo restringe presença em eventos, comércio e restaurantes
Prefeitura limitou em 50% a capacidade de atendimento em estabelecimentos comerciais. Medida busca frear o aumento dos casos de Covid-19, influenza e dengue no município
A prefeitura de Senador Canedo, na região metropolitana de Goiânia, divulgou nesta segunda-feira (10), novas medidas de restrição no município como medida de contenção ao aumento dos casos de Covid-19, influenza e dengue. O novo decreto estabelece que o comércio local, incluindo bares e restaurantes, volte a funcionar com 50% da sua capacidade. A medida também atinge a capacidade de público de igrejas e eventos realizados na cidade.
As regras valem até a próxima segunda-feira (17), quando acontece uma nova reunião do reunião emergencial do Comitê de Enfrentamento à Covid-19. De acordo com a prefeitura, o decreto não altera o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais da cidade e que não haverá fechamento do comércio durante o período.
Durante a reunião, o comitê definiu ações de enfrentamento à pandemia, como a realização de testagem ampliada nos bairros e a dispensação de álcool gel no terminal do transporte coletivo. O prefeito Fernando Pellozo (PSD), afirmou que a prefeitura monitora os casos de Covid-19 desde o ano passado, e que as novas medidas visam frear o aumento dos índices de casos confirmados, devido à nova onda da pandemia.
Vacinação
Segundo a prefeitura, 101.216 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o que equivale a 85% da população do município. Já a segunda dose, foi aplicada em 68,6% da população. A dose de reforço já imunizou 10.105 pessoas, o que representa 8,5% dos moradores de Senador Canedo.
Com objetivo de reforçar a campanha de vacinação contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde deve criar 9 pontos de vacinação, que serão distribuídos em todas as regiões da cidade, com horários estendidos até às 20h00, inclusive nos fins de semana. Já os bairros mais afastados, serão atendidos pela vacinação itinerante. As empresas presentes no município também devem receber equipes da SMS, com objetivo de acelerar a aplicação da segunda dose e da dose de reforço.
Influenza
A prefeitura também preparou uma campanha de vacinação para completar o esquema vacinal da população. Nas últimas semanas, Senador Canedo recebeu 2.500 doses da vacina contra a influenza, provocada pelos vírus H1N1 e H3N2. As vacinas estão sendo ofertadas em várias unidades de saúde.
Assim como a vacinação da Covid-19, a SMS também realiza a oferta da vacina contra à influenza em bairros mais afastados, por meio da vacinação itinerante.
Dengue
Durante a live, Pellozo comentou os números da dengue no município, que em dezembro do ano passado somou 1854 casos confirmados da doença. Nos primeiros 10 dias de 2022, a cidade já tem 209 casos de dengue. O prefeito afirmou que já definiu uma ação emergencial que envolve diversas secretarias, com objetivo de limpar lotes baldios e conscientizar a população no cuidado de casas e quintais.
LEIA TAMBÉM
Prefeitura de Senador Canedo realiza capacitação para equipes do Conselho Tutelar
Fernando Pellozo: ‘Vamos reformar todas as escolas da rede municipal de Senador Canedo‘