Nova parabólica digital gratuita é instalada em 18 cidades de Goiás; saiba quem tem direito à tecnologia
De acordo com a diretora de Comunicação da Siga Antenado, Patrícia Abreu, o modelo tradicional enfrentará o risco de interferência no sinal da TV quando a tecnologia 5G for ativada na cidade ou região.
Famílias de menor renda de mais 18 cidades de Goiás já podem fazer o agendamento para receber o kit gratuito com a nova parabólica digital. O serviço é gratuito para pessoas inscritas em algum programa do Governo Federal (CadÚnico) e que têm a parabólica tradicional funcionado em casa.
Para saber se tem direito ao kit gratuito, o beneficiário deve entrar em contato pelo número 0800 729 2404 ou pelo site do Siga Antenado, com o número do CPF ou do NIS em mãos.
A migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku) será feito pela empresa Siga Antenado. Cerca de 86 mil famílias devem ser beneficiadas.
A substituição é necessária porque, em breve, as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar. Isso significa que, quem não fizer a substituição pela nova parabólica digital, não conseguirá mais assistir à TV.
Em Anápolis e Rio Verde, 31 mil e 16,5 mil famílias, respectivamente, podem ter direito à instalação do kit gratuito. Na sequência das cinco cidades que lideram a lista em número de kits estão Itumbiara (9,1 mil), Catalão (8,3 mil) e Jataí (8,2 mil). As famílias que utilizam outros sistemas de transmissão para assistir televisão, como antena digital tipo espinha de peixe (instalada no telhado da casa), antena digital interna e TV por assinatura, mesmo que beneficiarias de programas sociais, não precisam fazer a troca.
De acordo com a diretora de Comunicação da Siga Antenado, Patrícia Abreu, o modelo tradicional enfrentará o risco de interferência no sinal da TV quando a tecnologia 5G for ativada na cidade ou região.
“Com a chegada da tecnologia 5G no Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu uma série de regras e uma delas foi que o 5G ocupasse a faixa de 3,5 GHz, que é a mais nobre, impulsionando o Brasil na questão do desenvolvimento econômico, tecnológico, etc. Só que essa frequência é muito perto da TV aberta via parabólicas satélites. Para evitar interferências do 5G nas TVs, a Anatel definiu que todas as famílias que usam a parabólica tradicional precisam substituir por uma tecnologia mais moderna”, explicou.
Outras 51 cidades de Goiás continuam com o agendamento para instalação do kit gratuito liberado. A previsão é que 38,3 mil residências possam ter direito à instalação gratuita na capital e nas cidades de:
- Abadia de Goiás;
- Abadiânia;
- Água Fria de Goiás;
- Águas Lindas de Goiás;
- Alexânia;
- Alto Paraíso de Goiás;
- Alvorada do Norte;
- Aparecida de Goiânia;
- Aparecida do Rio Doce;
- Aragoiânia;
- Barro Alto;
- Bela Vista de Goiás;
- Bonfinópolis;
- Brazabrantes;
- Cabeceiras;
- Caldazinha;
- Caturaí;
- Cavalcante;
- Cidade Ocidental;
- Cocalzinho de Goiás;
- Corumbá de Goiás;
- Cristalina;
- Flores de Goiás;
- Formosa;
- Goianápolis;
- Goianésia;
- Goianira;
- Guapó;
- Hidrolândia;
- Inhumas;
- Luziânia;
- Mimoso de Goiás;
- Nerópolis;
- Niquelândia;
- Nova Veneza;
- Novo Gama;
- Padre Bernardo;
- Pirenópolis;
- Planaltina;
- Santa Bárbara de Goiás;
- Santo Antônio de Goiás;
- Santo Antônio do Descoberto;
- Senador Canedo;
- Simolândia;
- Terezópolis de Goiás;
- Trindade;
- Valparaíso de Goiás;
- Vila Boa;
- e Vila Propício.
*Com informações da Siga Antenado