Mundo

Nova equipe de astronautas chega à ISS para resgatar colegas retidos por mais de nove meses

Da Redação
redacao@jornalgoias.com.br

Uma nova equipe de astronautas entrou hoje (16) na Estação Espacial Internacional (ISS) com a missão de resgatar os colegas Butch Wilmore e Suni Williams, que estão retidos na estação desde junho do ano passado. As imagens transmitidas mostram os astronautas recém-chegados a bordo da nave Crew Dragon, da SpaceX, abraçando Wilmore e Williams logo após a chegada à ISS.
A dupla estava na ISS há mais de nove meses, devido a falhas na nave Boeing Starliner, que originalmente os transportava para a estação. A nave, que realizou seu primeiro voo tripulado, enfrentou problemas de propulsão e foi considerada incapaz de retornar à Terra. O que deveria ser uma viagem curta de alguns dias se transformou em uma estadia prolongada para Wilmore e Williams, superando as habituais rotações de seis meses para astronautas na ISS.
A previsão é que Wilmore e Williams comecem o regresso à Terra na próxima quarta-feira (19), alguns dias após a chegada da nova tripulação. Apesar de a duração de sua estadia na estação ser significativamente maior do que o habitual, ela ainda é menor do que o recorde de permanência no espaço. O astronauta Frank Rubio, da NASA, detém o recorde norte-americano com 371 dias consecutivos a bordo da ISS em 2023, enquanto o recorde mundial é de 437 dias, estabelecido pelo cosmonauta russo Valeri Polyakov, na estação espacial Mir.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo