Mutirão Prefeitura em Ação vacina e testa milhares de pessoas em dois dias de atendimentos
Encerrada ao meio dia deste sábado, 15, a 26ª edição do Mutirão Prefeitura em Ação realizou milhares de atendimentos nas áreas da saúde e social e levou dezenas de serviços diretos aos mais de 60 mil moradores do Setor Mansões Paraíso e Região em Aparecida.
Durante toda a semana os 10 bairros da região receberam serviços de infraestrutura, desenvolvimento urbano e trânsito e nesta sexta e sábado, as equipes da SMS e da secretaria de Assistência Social atenderam a população da região com testagem para identificação da Covid-19, vacinação contra a covid e influenza e também testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis. As famílias puderam ainda se cadastrar ou atualizar os dados no Cadastro Único.
Segundo a coordenação do Prefeitura em Ação, nestes dois dias de ação cujo palco foi a Escola Municipal Ari Caetano, no setor Cidade Vera Cruz, foram realizados pouco mais de 2,5 mil testes RT-PCR para identificação da covid-19 e aplicadas mais de 1,3 mil doses de vacinas, tanto contra a covid quanto contra a gripe. Além disso, a secretaria de Assistência Social atendeu 400 famílias no cadastramento e recadastramento do CadÚnico.
“Estamos na 26ª edição do Prefeitura em Ação que tem como objetivo levar os serviços diretos e indiretos para a população de Aparecida. O diferencial nesta edição é que, por conta da alta de casos de gripe e covid-19, foi resolvido não realizar os atendimentos, mas focamos na vacinação, testagem e no social, beneficiando a população”, disse o coordenador do Prefeitura em Ação, Júlio Lemos.
O prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, acompanhou os atendimentos à população na manhã deste sábado, 15, e destacou que o próximo mutirão será na região do Setor Independência Mansões e que estuda-se uma forma que realizar os atendimentos diretos sem gerar aglomeração de pessoas, podendo então voltar a beneficiar os moradores com centenas de serviços. A próxima edição será no final de janeiro.
“Assim como nas outras edições estivmos durante toda a semana percorrendo os bairros com roçagem, revitalização da sinalização de trânsito, tapa-buracos, entre e outros e esta foi mais uma edição de sucesso, mesmo sem as centenas de atendimentos diretos. Focamos nos três serviços que a população tem pedido mais por causa dos efeitos da pandemia. E para a 27ª edição estamos vendo a possibilidade de os atendimentos acontecerem em mais dias, ampliando a nossa capacidade e assim não gerando aglomeração de pessoas”, sublinhou Gustavo Mendanha que aproveitou para vistoriar os serviços de tapa buraco em uma via no Mansões Paraíso.
“A gente fica feliz com o serviço da prefeitura aqui na nossa porta. Sabemos que nesse período de chuvas os buracos tendem a aparecer com mais constância, mas as equipes têm vindo sempre fazer a manutenção e agora com mais vigor no Prefeitura em Ação. Então estão todos de parabéns”, disse Maria Auxiliadora que é proprietária de um comércio na região ao receber a visita do prefeito que estava acompanhado do presidente da Câmara, André Fortaleza e do vereador Hans Miller. Também prestigiou o prefeitura em Ação o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marlúcio Pereira.
Vacinação e testagem em massa
A Selma Moreira Alves é moradora do Mansões Paraíso e procurou o mutirão para tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Ela contou que morava na área rural e não teve acesso ao imunizantes antes, por isso que só agora está sendo vacinada pela primeira vez. “Eu assistia pela Tv o que falavam da doença e por isso, assim que me mudei, procurei vacinar, pois essa doença não é brincadeira”, disse ela que aguardava o atendimento em um dos pontos da triagem de pacientes e foi uma das milhares de pessoas que foram vacinadas neste mutirão.
O Maurício Araújo também procurou a vacina da Covid-19. “Eu vim tomar a terceira dose da vacina e se tiver mais eu também tomo para ficar com a saúde em dias. Graças a Deus eu não peguei covid e acho importante se vacinar, por isso recomendo a todos a se vacinarem, pois a vacina veio pra ajudar todo mundo, que não precisa ter medo de tomar”, sublinhou o morador de Aparecida.
Gulherme Pereira Melo de 23 anos estava na fila aguardando o teste de Covid-19. “Eu tive contato com uma pessoa que testou positivo no meu trabalho e estou com sintomas, por isso aproveitei o teste sem agendamento aqui perto de casa para ver se estou com covid ou esses sintomas são de gripe. E aqui está andando bem, sem nenhuma demora. Está muito bom”, frisou o morador que já era o próximo a ser atendido. A testagem em Aparecida é realizada em pessoas de todas as idades, incluindo crianças, com resultado entre 24h e 48h, dependendo da demanda.
O superintendente de Atenção à Saúde da SMS, Gustavo Assunção, afirma que a testagem em massa é indispensável porque ajuda no monitoramento da covid-19 na cidade e no isolamento e tratamento dos pacientes contaminados. “Aqui no Prefeitura em Ação atendemos mais de 2,5 mil pessoas com testes de diagnóstivo para covid-19 e temos ainda a ação nas UBS´s, que, por agendamento, atenderam quase 2 mil. Então nosso mantra tem sido seguido que é de testar e isolar, quebrando então a cadeia do vírus. Daí monitoramos a população com o telemedicina”, salientou ele.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Ribeiro, ressalta ainda a importância da vacinação contra a covid-19. “Aqui no mutirão aplicamos todas as 3 doses das vacinas e ainda aplicamos a vacina contra a influenza. Atendemos milhares de pessoas, algumas ainda com 1ª dose, mesmo sendo idoso ou adulto. Por isso reforçamos o alerta de que a pandemia ainda não acabou e é preciso que todos se vacinem. As vacinas são fundamentais para que a pessoa não contraia o vírus e se contrair, não desenvolva formas graves da doença”.
Outra atividade da Secretaria de Saúde na Escola é a realização de testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (IST’s). Ao todo foram aplicados 1172 testes para diagnóstico rápido de HIV, Sífilis e Hepatites.
Assistência Social atende 400 famílias
As equipes da Secretaria de Assistência Social atenderam, nestes dois dias de mutirão, 400 famílias da região do Mansões Paraíso que buscaram o cadastramento ou recadastramento no Cadastro único. O CadÚnico é a porta de entrada para os programas do Governo Federal com Auxílio Brasil e Vale Gás. A primeira dama e secretária de Assistência Social ressaltou a importância do cadastramento.
“O CadÚnico é importante para que as famílias tenham acesso aos benefícios sociais do governo federal. Este serviço é muito importante, por isso estamos sempre presentes nos mutirões e também realizamos o nosso Assistência Social Itinerante. Assim, todos podem ter acesso aos benefícios e ter uma vida mais digna”, salientou a secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha.
A dona de casa Mariana Soares de Moraes de 32 anos está desempregada há dois anos e por ter duas crianças em casa procurou se cadastrar no CadÚnico e receber os benefícios sociais dos governos. “Eu tenho um filho com epilepsia e uma adolescente em casa e estou desempregada. Então os benefícios sociais vão me ajudar no sustento da casa e a cuidar melhor dos meus filhos, por isso vim me cadastrar”.