Nacional

Mudança no sistema faz pedidos de CNH quadruplicarem em janeiro no Brasil

Programa CNH do Brasil reduz custos, amplia acesso e acelera regularização de condutores

Uma mudança significativa nas regras para emissão da Carteira Nacional de Habilitação provocou um salto histórico na procura pelo documento em todo o país. Em janeiro de 2026, o número de novos pedidos de CNH chegou a 1,7 milhão, mais que quadruplicando o volume registrado no mesmo mês do ano passado, quando foram contabilizadas pouco mais de 369 mil solicitações.

Os dados foram divulgados pela Secretaria Nacional de Trânsito e refletem os efeitos diretos do programa CNH do Brasil, implantado para simplificar o processo de habilitação e reduzir os custos para os candidatos. Desde dezembro, o sistema já registrou cerca de 3 milhões de pedidos e a emissão de aproximadamente 298,5 mil documentos.

A principal mudança está na flexibilização das exigências relacionadas às aulas teóricas e práticas em autoescolas, o que tornou o processo mais acessível, especialmente para pessoas de baixa renda. Segundo a Senatran, a expectativa é acelerar a regularização de cerca de 20 milhões de brasileiros que atualmente dirigem sem habilitação.

Outro destaque do levantamento é a ampliação da atuação de instrutores autônomos, categoria criada após atualização das normas pelo Conselho Nacional de Trânsito. Em janeiro, foram registrados 24.754 cursos práticos realizados por esses profissionais, o que contribuiu para o aumento da oferta de formação.

O número de cursos práticos cresceu 22%, passando de 328 mil para mais de 400 mil no comparativo anual. Já os exames práticos tiveram alta de 11%, com mais de 323 mil aplicações em janeiro de 2026, frente a 291 mil no mesmo período de 2025.

Também houve avanço expressivo na etapa teórica. A quantidade de pessoas que concluíram os cursos quadruplicou, saltando de 196.707 para 824.494, um crescimento de 319%. Os exames teóricos acompanharam a tendência, com aumento de 32%, totalizando 225.462 avaliações.

Para o governo federal, os números indicam que a modernização do sistema de habilitação ampliou o acesso ao documento, fortaleceu a legalidade no trânsito e reduziu barreiras históricas para a obtenção da CNH.

Crédito: Redação – Diário Goiás em Destaque
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo