Mobilidade elétrica avançada em Goiás com ônibus confortáveis e sem reajuste na tarifa

A rotina de quem depende do transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia está mudando.
O que antes era sinônimo de calor, barulho e superlotação agora começa a dar lugar a um novo modelo de mobilidade: mais confortável, silencioso e sem impacto no valor da passagem.
Os novos ônibus elétricos, que já circulam por Goiânia, Trindade e Goianira, fazem parte de um esforço do Governo de Goiás para melhorar a qualidade de vida da população que utiliza o transporte público todos os dias.
Nosso compromisso é com as pessoas que usam o transporte coletivo todos os dias, e que passam a contar com mais qualidade, acessibilidade e um serviço que respeita o meio ambiente.“, afirmou Caiado.
Equipados com ar condicionado, suspensão moderna e tecnologia embarcada, os veículos fazem parte do projeto de mobilidade que inclui também a revitalização de estações, ampliação de linhas e a manutenção da tarifa congelada há seis anos.
“É outra experiência. O ar-condicionado ajuda muito, e o ônibus é bem mais silencioso”, conta a dona de casa Ana Paula Mendes, que usa o Eixo Anhanguera diariamente para trabalhar. Para ela, a diferença já é visível: “A gente se sente mais respeitada como passageira.”
Qualidade com responsabilidade
A gestão do governador Ronaldo Caiado aposta na modernização do transporte coletivo como forma de promover dignidade, conforto e mobilidade para a população.
Sem repassar o custo para o usuário, o Estado investe em um modelo sustentável, com o objetivo de expandir os ônibus elétricos para outras regiões do estado até 2026.
Cada veículo elétrico deixa de emitir cerca de 184 toneladas de CO2 por ano , o que representa um ganho ambiental significativo.
Além disso, os ônibus são mais econômicos em manutenção e reduzidos para a redução do ruído nas vias urbanas.
“O foco é a qualidade de vida das pessoas. Queremos um transporte eficiente, que respeite o cidadão e o meio ambiente”, afirmou o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.
Mais veículos a caminho

O plano inclui também a operação de novos terminais, o BRT Norte-Sul e a reestruturação de linhas para atender melhor os bairros.
Para o vigilante Marcos Ribeiro , que já testou o novo ônibus no trajeto entre Trindade e Goiânia, a mudança é bem-vinda.
“Antes a gente pegava ônibus quente, lotado, barulhento. Agora parece até outro serviço. Só espero que continue assim.”.
O que muda para quem anda de ônibus

Conforto e tecnologia
Todos os ônibus elétricos são fornecidos com ar-condicionado, tomadas USB, wi-fi, campainha sem fio e suspensão pneumática, oferecendo mais conforto, conectividade e estabilidade aos passageiros durante o trajeto.
Sustentabilidade
Cada ônibus elétrico deixa de emitir 184 toneladas de CO₂ por ano, o equivalente a retirar 40 carros das ruas ou plantar mais de 1.300 árvores.
Segurança e inovação
Os veículos contam com monitoramento por câmeras internas, sistema de reconhecimento facial para evitar fraudes na bilhetagem e avisos sonoros de parada, o que aumenta a segurança e promove mais inclusão no transporte coletivo.
