Missão Índia: Goiás busca investimentos e parcerias estratégicas
Da Redação
[email protected]
O Governo de Goiás pretende estreitar as relações com cerca de 10 empresas com sede na Índia, consideradas potenciais investidoras, durante missão comercial ao país asiático, de 10 a 21 de fevereiro. A delegação goiana está finalizando os detalhes da agenda pública, que teve uma parte divulgada nesta segunda-feira (03/02). O governador Ronaldo Caiado embarca no sábado (08/02) para sua primeira viagem institucional ao destino.
Uma das principais apostas do governo para atrair novos negócios será a ação denominada Invest Goiás, um conjunto de encontros, apresentações e painéis de discussão para divulgar as potencialidades econômicas do estado.
“A Missão Índia nos dará uma oportunidade única de ampliar negócios, apresentar nossas potencialidades e formar PPPs (Parcerias Público-Privadas) e outros tipos de parcerias”, ressaltou o presidente da Goiás Parcerias, Diego Soares.
Também estão confirmados encontros com o ministro indiano das Relações Exteriores, Subrahmanyam Jaishankar, além de visitas institucionais.
“Estamos indo à Índia para conhecer o sistema político e o planejamento futuro do país, que certamente irão colaborar com a nossa estratégia de crescimento de longo prazo para o Estado de Goiás”, sinaliza Adriano da Rocha Lima, secretário-geral de Governo.
As tratativas têm sido feitas com auxílio da Câmara de Comércio e Indústria Indo-Brasileira (CCIIB), organização que atua na intermediação de negociações e no fortalecimento das relações bilaterais entre Brasil e Índia.
“A Índia vê o Brasil como porta de entrada para a América Latina e busca expandir investimentos em setores estratégicos, como agronegócio, energia renovável, infraestrutura, tecnologia e indústria farmacêutica – áreas em que Goiás se destaca”, enfatizou o CEO Paulo Azevedo.
Compromissos
Na agenda do governador Ronaldo Caiado estão previstos compromissos no evento India Energy Week, no qual deve discursar em um painel de lideranças, além de visitas às Confederações Indianas da Indústria e da Indústria Farmacêutica, à feira de indústria têxtil Bharat Tex, ao Kokilaben Dhirubhai Ambani Hospital e à empresa Aditya Birla Industries, que atua nos ramos farmacêutico, de mineração, têxtil e de celulose.nParalelamente, empresários goianos, que viajam com recursos próprios, também farão visitas e reuniões com empresas indianas. O cronograma de atividades ainda pode sofrer alterações.
Comércio
Somente em 2024, o estado de Goiás exportou o equivalente a US$ 283 milhões à Índia, sendo a maior parte desse valor em produtos de gorduras e óleos animais ou vegetais, gorduras alimentares e ceras de origem animal ou vegetal. Na sequência, estão açúcares e produtos de confeitaria, sal, enxofre, gesso, cal, bebidas, ferro fundido e aço, entre outros.