
Apesar de Goiás ainda não ter registrado nenhum caso suspeito do coronavírus (Covid-19), a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) elaborou o Plano Estadual de Contingência para o Enfrentamento da Infecção Humana pelo Novo Coronavírus (Covid-2019), para enfrentar o vírus identificado na China, em dezembro do ano passado. O documento foi elogiado pelo Ministério da Saúde, na Videoconferência Força Nacional do SUS-Covid-19, realizada na segunda-feira, 17.
A informação foi repassada nesta quarta-feira, 19, na quarta reunião do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para o Covid-19, na Escola de Saúde de Goiás. O plano de contingência é elaborado pelo COE, que concentra as áreas da vigilância, atenção, regulação, comunicação e conselhos de saúde para trabalharem em conjunto na tomada de decisões.
“Nosso plano foi elogiado pelo Ministério da Saúde porque, além de contemplar o ente estadual, inclui secretarias Municipais de Saúde, Cremego, Corpo de Bombeiros Militar, Conselhos Regionais de Medicina e de Enfermagem, Anvisa e Infraero. Nós nos antecipamos, chamando todos os entes que, de alguma forma, estarão envolvidos para que todos estejam preparados”, afirmou a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim.
Situação epidemiológica
Durante a reunião desta quarta-feira foi informada a situação epidemiológica atual do Covid-19, dos repatriados, fluxos de atendimentos, capacitações, entre outros assuntos.
As reuniões do COE são realizadas semanalmente, para avaliação do contexto, do cenário e de todas as providências que devem ser tomadas em relação ao coronavírus. Foto: Iron Braz/Comunicação Setorial da SES-GO