Mundo

Milei: O que esperar de 2025 e seus planos para a Argentina

Da Redação
[email protected]

No final de 2024, Javier Milei, surpreendendo até mesmo os céticos, permanece na Casa Rosada com índices de aprovação que chegam a até 59%, um feito considerável para um presidente que muitos acreditavam que não passaria de poucos meses no cargo. Com isso, o presidente argentino parece ter conquistado um “colchão de segurança” para implementar ainda mais medidas ousadas e transformar a economia do país de forma estrutural.
A fórmula que Milei vem adotando – cortar gastos públicos, diminuir o tamanho do Estado e desregulamentar a economia – tem mostrado resultados, com os aspectos positivos começando a aparecer. Contudo, é claro que o presidente ainda enfrenta desafios pela frente. Mas, com essa base relativamente sólida, ele tem se preparado para implementar projetos mais ambiciosos e antes impensáveis. Entre esses, destaca-se a possibilidade de desmantelar o controle cambial e permitir o uso livre de moedas, o que abre caminho para a dolarização da economia argentina.
Em seu discurso anual à nação, Milei prometeu uma “reforma tributária estrutural”, que reduzirá os impostos federais em até 90% e devolverá autonomia tributária às províncias, uma prerrogativa que, segundo ele, nunca deveria ter sido retirada. Esta medida é uma tentativa de aumentar a eficiência econômica do país, permitindo maior flexibilidade e autonomia a nível local.
Além disso, Milei tem focado no fortalecimento das relações internacionais, apostando na simpatia de Donald Trump para ajudar a Argentina a resolver antigos impasses com o Fundo Monetário Internacional (FMI). Ele também vê uma oportunidade de alavancar um acordo comercial com os Estados Unidos, o que pode representar um “salto estrutural” para a economia argentina. No entanto, essa aproximação com os EUA pode gerar problemas com o Mercosul, o bloco econômico da América do Sul, que poderá ver a Argentina se distanciando de suas diretrizes comuns.
O que fica claro é que 2024 promete ser um ano de decisões audaciosas para Javier Milei. Com uma agenda de reformas econômicas profundas e uma estratégia de aproximação com potências como os Estados Unidos, o presidente argentino tem um plano audacioso para o futuro do país – e certamente os próximos meses serão decisivos para saber se ele conseguirá concretizar suas promessas e alcançar a estabilidade desejada para a Argentina.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo