Goiânia

Metronização garante 90% dos cruzamentos abertos para ônibus do BRT em Goiânia

Tecnologia já aumenta em 30% a velocidade média dos veículos e integra plano de mobilidade de R$ 2,1 bilhões

Os ônibus que circulam nos corredores BRT Norte-Sul e Leste-Oeste, em Goiânia, já estão cruzando 90% dos semáforos abertos nos trechos onde a metronização foi implantada. A tecnologia, que sincroniza os sinais para dar prioridade ao transporte coletivo, trouxe ganhos imediatos: a velocidade média subiu mais de 30%, chegando a 23 km/h, com picos de 25 km/h em determinados horários.

No BRT Leste-Oeste, inaugurado ainda na atual gestão, o trecho em operação tem 3,1 km, com nove cruzamentos semaforizados e quatro estações. Já o BRT Norte-Sul funciona em 3,7 km, contando com 12 cruzamentos e oito estações.


Inteligência artificial nos corredores

Segundo o prefeito Sandro Mabel, a expectativa é expandir o sistema até alcançar 260 km de metronização.
“Sensores instalados nas vias identificam a aproximação dos ônibus e enviam informações a uma central, que calcula o tempo adequado para manter os semáforos abertos, melhorando a fluidez e a eficiência do sistema”, explicou.

O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, detalha que todo o processo é controlado por inteligência artificial.
“Temos tags dentro dos ônibus que se comunicam com o parque semafórico modernizado. Assim, quando o veículo entra no corredor, já ocorre a conectividade necessária para garantir o avanço mais rápido e seguro”, ressaltou.


Mais qualidade de vida para os usuários

Além da tecnologia, a Prefeitura reforça que a modernização do transporte coletivo inclui a renovação de estações e terminais, além da chegada de ônibus Euro 6 e elétricos.

Segundo Tarcísio, a redução no tempo de deslocamento também diminui a espera nas estações. “O usuário passa menos tempo dentro do ônibus e ganha em qualidade de vida, porque pode chegar mais cedo ao trabalho ou em casa”, disse.

A funcionária doméstica Neusa Aparecida, moradora do Jardim Novo Mundo, já percebeu a mudança:
“Todo dia eu venho pro centro e agora chego mais cedo. Tá muito melhor. Só peço que o prefeito continue investindo, porque a gente precisa muito do ônibus”, afirmou.


Investimentos em mobilidade

O projeto de Goiânia prevê R$ 2,1 bilhões em investimentos privados ao longo de quatro anos. O plano inclui a instalação de 36 corredores exclusivos para ônibus e bicicletas, integração com sistemas de bicicletas compartilhadas e incentivo à mobilidade ativa e sustentável.

GED

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