Política

Mesmo derrotado, Mendanha sai fortalecido da disputa pelo governo

Logo após a divulgação do resultado da disputa, Mendanha agradeceu o apoio de quase 900 mil goianos, reconheceu a derrota, fez uma rápida avaliação da campanha e sinalizou que estará presente em disputadas futuras

A derrota ainda no primeiro turno para o atual governador Ronaldo Caiado (União Brasil), que foi reeleito com 51% dos votos, não significa uma tragédia do ponto de vista político para o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota). A derrota ainda no primeiro turno para o atual governador Ronaldo Caiado (União Brasil), que foi reeleito com 51% dos votos, não significa uma tragédia do ponto de vista político para o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota).

Pelo contrário, ele sai fortalecido da disputa, sobretudo, em sua cidade onde abocanhou 59% dos votos.     Aparecida de Goiânia, que é o segundo maior colégio eleitoral goiano, deu ao seu ilustre filho mais de 146 mil votos.   Em Goiás, Mendanha foi o escolhido por 879 mil goianos o que representa 25% do eleitorado. Se tratando de uma disputa estadual e das dificuldades enfrentadas, o menino de Aparecida fez bonito.    

‘Dentro de casa’ Mendanha contou com apoio integral do prefeito Vilmar Mariano e praticamente toda Câmara Municipal. Além disso, lideranças religiosas com quem mantém estreio diálogo também deram sustentação à candidatura em Aparecida.    

Logo após a divulgação do resultado da disputa, Mendanha agradeceu o apoio de quase 900 mil goianos, reconheceu a derrota, fez uma rápida avaliação da campanha e sinalizou que estará presente em disputadas futuras. A caminhada política do filho de Aparecida, ao que tudo indica, não terminou no dia 2 de outubro. 

   Mendanha fez uma campanha propositiva apresentando aos goianos o plano de governo elaborado para os próximos quatro anos, caso fosse eleito, e projetos que implantou em Aparecida e que com adaptações poderiam ser replicados em Goiás.  Não foi dessa vez, mas o ainda jovem gestor, que completa 40 anos no próximo sábado, não deve, caso queira continuar na política, encarar o resultado como a pior das tragédias.    

O ex-prefeito de Aparecida enfrentou um político tradicional em Goiás que soube articular e conseguiu aglutinar o maior número de prefeitos, lutou contra a máquina estadual e ainda teve pouco tempo no rádio e televisão para se apresentar e apresentar suas propostas. Gustavo, que era conhecido apenas em Aparecida, se tornou conhecido em Goiás.     Outro fator que precisa ser ponderado é que a polarização nacional entre Lula e Bolsonaro também contribuiu para o resultado em Goiás.  

  Major Vitor Hugo, que foi o terceiro colocado na disputa, conquistou mais de 500 mil votos. Autodeclarado legítimo representante do bolsonarismo, o militar fisgou parte considerável dos eleitores do presidente que busca à reeleição. Wolmir Amado (PT) conquistou bravamente quase 7% dos votos.    

  A ausência de lideranças de ‘peso’ em seu palanque é outro ponto que deve ser levado em consideração. Falando nisso, prefeitos e deputados o procuraram ainda na pré-campanha, posaram para fotos, ensaiaram uma parceria, mas acabaram se afastando por motivos já conhecidos e outros desconhecidos.  

  Mendanha foi para ‘batalha’ com fiéis ‘soldados’ que seguiram ao seu lado até o fim e conseguiram multiplicar sua mensagem em todas as cidades goianas. Sem dúvida, o nome do ex-prefeito de Aparecida já figura entre as grandes lideranças goianas.  

  A disputa pode ser encarada como uma semente que foi plantada e vai germinar futuramente.     Não podemos esquecer que Mendanha disputou o Palácio das Esmeraldas pelo nanico Patriota. Comandado em Goiás pelo marqueteiro Jorcelino Braga, o partido ofereceu muito pouco em termos de estrutura ao candidato ao governo.     Consideradas as dificuldades, Mendanha não alcançou a desejada vitória, mas também não passou desapercebido pela disputa. Ainda jovem ele terá tempo para aprender com os erros e, quem sabe, voltar a disputar o governo em pleitos futuros.   

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo