EstadoPolítica

Melhora nos índices de segurança e aprovação da gestão potencializam Caiado no cenário nacional

Governador goiano, segundo institutos de pesquisa, é o melhor avaliado do Brasil; espaço na grande mídia brasileira contribui para pré-candidatura à presidência da República

Hoje, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), tem tudo que precisa para consolidar sua pré-candidatura à presidência da República: tempo, visibilidade na mídia especializada, aprovação de sobra, segundo institutos de pesquisa, simpatia da direita e possivelmente até mesmo a benção do ex-presidente Bolsonaro (PL), que sempre que pode bate ponto no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia.

Caiado não alcançou tudo isso do dia para noite.

Ao contrário, acumula no currículo mandatos de deputado federal, senador e, agora, o segundo na condição de governador.

Vale lembrar o mais bem avaliado do momento no País. Uma série de levantamentos do Paraná Pesquisas apontam que 76,6% dos goianos aprovam o gestor. O Atlas-Intel também mediu a aprovação dos governadores brasileiros e Caiado também lidera o estudo, com 72% de aprovação. Os números robustos dos dois estudos ajudaram a estampar a imagem séria do goiano nos principais veículos de comunicação do Brasil. Logo cresceu o interesse da população brasileira em saber mais sobre a pessoa e também sobre os feitos governamentais de Caiado.

Governador Ronaldo Caiado vacina integrantes das forças de segurança contra Covid-19: todos profissionais da ativa recebem primeira dose em até quatro semanas (Fotos: Júnior Guimarães)

Em meio ao período mais ácido da pandemia de Covid-19, o governador goiano chamou atenção do País com vários programas sociais que garantiram o mínimo necessário para a sobrevivência, sobretudo, dos mais vulneráveis economicamente falando. Caiado, que é médico, também defendeu incansavelmente a vacinação da população, combateu fake news e implantou ações assistenciais que, aos poucos, foram copiadas em diversas regiões.

Após a avalanche catastrófica provocada pela Covid-19 e suas consequências, Ronaldo Caiado, como se diz no futebol, partiu para cima! O governador “arrumou a casa” e investiu em áreas estratégicas de sua gestão. Vale destacar os avanços na Segurança, Educação e Saúde. No cenário nacional, a marca mais consistente é o combate à criminalidade.

Na Revista Veja, na CNN, Globo News, Folha de São Paulo, Jovem Pan e outros veículos da imprensa nacional, o governador enche a boca para destacar seus feitos contra ações criminosas. Caiado chama atenção para o avanço das facções criminosas e ressalta que, em Goiás, a situação é diferente.

Estamos vendo estados ajoelhados diante dessas facções.Em Goiás, no meu primeiro dia de governo, eu reuni minhas forças de segurança e determinei: ou bandido muda de profissão ou muda de Goiás”.

Segundo o governador, a medida mudou a vida dos goianos quando o assunto é Segurança Pública. Ele, inclusive, enumera algumas situações positivas que são consequência de sua gestão rigorosa contra à criminalidade.

Hoje, o seguro de carga mais barato é o de Goiás, não temos roubo em propriedade rural, não existe mais o novo cangaço e nunca no meu governo foi roubado um banco”, reverbera nas grandes audiências da imprensa nacional.

Segundo relatório da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP), o número de homicídios dolosos caiu 12%, entre 2022 e 2023. As ocorrências de latrocínios, que é o roubo seguido de morte, registrou queda de 57%. Os roubos de residências tiveram queda de 35% e os roubos de carga 52%. Outros indicadores também registraram redução significativa, conforme informações divulgadas no relatório da SSP.

Foto: Secom

Diante do cenário favorável, o experiente Ronaldo Caiado faz o dever de casa.

Ele já antecipou que gostaria de ser candidato a presidente mais uma vez. Porém, não deixou a ‘peteca cair’ em relação ao governo goiano e assegura que a prioridade seguirá sendo sua gestão até o momento certo de se discutir a sucessão presidencial.

Se continuar nessa toada, Caiado vai seguir na cabeceira da mesa dos grandes debates nacionais justamente pelos feitos realizados em Goiás, pela personalidade peculiar e não menos pela experiência política. O caminho parece muito bem pavimentado.

Ainda parafraseando o futebol, o jogador goiano parece pronto para convocação nacional. Se vai vencer, são outros quinhentos porque treino é treino e jogo é jogo!

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo