Megaoperação desarticula rede de tráfico internacional com base em Goiás e DF

Da Redação
[email protected]
Uma megaoperação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) desarticulou, na última terça-feira (8), uma rede de tráfico internacional de drogas com ramificações em Goiás, Rondônia e no próprio DF. A ofensiva resultou em mais de 40 prisões e no cumprimento de 127 mandados judiciais, incluindo 75 de busca e apreensão e 52 de prisão.
De acordo com as investigações da Coordenação de Repressão às Drogas (CORD/PCDF), os entorpecentes vinham da Colômbia, Bolívia e Peru, entravam no Brasil por Rondônia e Acre, e depois eram transportados para o Distrito Federal passando por Goiás. Cidades como Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Santo Antônio do Descoberto e Águas Lindas foram alvos da operação, batizada de Operação Irmãos.
Até o fim do dia, 35 pessoas haviam sido presas no DF, 9 em Rondônia e 2 em Goiás. A polícia também apreendeu veículos, armas, drogas, uma moto aquática e R$ 100 mil em espécie. Segundo o delegado Luiz Sampaio, responsável pela investigação, o grupo utilizava caminhões de carga e cegonhas para despistar a fiscalização, escondendo cocaína e skunk em compartimentos ocultos de carros usados, geralmente adquiridos em Rondônia.
“Esses carros com drogas eram levados até Goiânia, onde o material era armazenado e, posteriormente, redistribuído para o DF e também para cidades goianas”, explicou o delegado. A estrutura da organização criminosa era dividida entre três centros: fornecimento em Rondônia, transporte em Goiânia e distribuição no Distrito Federal.
A estimativa é que o esquema tenha movimentado cerca de R$ 20 milhões em um ano.
A ação contou com o apoio das polícias civis de Goiás e Rondônia, além de várias divisões especializadas da PCDF, como Operações Especiais, Cinofilia, Operações Aéreas e Combate à Corrupção.
A investigação segue em andamento e novas prisões não estão descartadas.