Cristianópolis, cidade com menos de 3 mil habitantes localizada a cerca de 100 km de Goiânia, perdeu dois filhos ilustres em quatro dias. A cantora Marília Mendonça, que nasceu na região, morreu após o avião em que estava cair em Caratinga, Minas Gerais. Iris Rezende, ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, também nasceu em Cristianópolis. Ele não resistiu às complicações de um AVC hemorrágico na madrugada desta terça-feira (9/11).
O político ficou pouco mais de três meses internado. No sábado (6/11), Iris Rezende teve piora no estado de saúde e precisou ser novamente intubado em decorrência de uma severa pneumonia.
Iris estava internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. O corpo do ex-governador vai ser velado no Palácio das Esmeraldas, no centro de Goiânia, nesta terça. O sepultamento está previsto para as 17h, no Cemitério Santana, na região do bairro de Campinas, também na capital do estado.
Veja publicação no Instagram oficial do político:
https://www.instagram.com/p/CWC07-orMiK/?utm_source=ig_embed&ig_rid=95a6f892-c04a-44c3-a993-06826392b649
Carreira
Iris encerrou a carreira política em dezembro de 2020, ao concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia. Por mais de seis décadas, atuou na vida pública.
VEJA TAMBÉM: Gustavo Mendanha manifesta pesar pela morte de ex-governador de Goiás, Iris Rezende
De líder estudantil, no fim do anos 1950, a ministro da Agricultura no governo Sarney e da Justiça, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), foi, além de prefeito de Goiânia, deputado estadual, governador de Goiás e senador.
Foi aliado histórico de Maguito Vilela, prefeito eleito de Goiânia, em 2020, e vitimado pela Covid-19 em janeiro deste ano.
Companheiro de Iris no MDB, Joaquim Roriz chegou a ser prefeito de Goiânia, em 1987, antes de seguir para o Distrito Federal, onde esteve no comando por mais de 3 mil dias. O ex-governador do DF também substituiu Iris Rezende no Ministério da Agricultura, em 1990, quando chegou ao fim o governo Sarney.