Goiânia

Maratona da Limpeza realiza poda de árvores em 700 bairros de Goiânia

Serviço é feito de maneira preventiva

A Prefeitura de Goiânia realizou, na 1ª Maratona da Limpeza, poda preventiva de 3.200 árvores, avaliadas pela Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) como suscetíveis à queda. Segundo a gestão, o serviço foi realizado em 700 bairros da capital.

A poda das árvores é feita nas modalidades preventiva, limpeza, manutenção, conformação e desobstrução de fiação área. Todas têm a função de adaptar a árvore e seu desenvolvimento ao espaço que ocupa, sem agredi-la.  A poda preventiva, por exemplo, evita a queda, transtornos e acidentes em logradouros públicos.
Em geral, as podas garantem a integridade estrutural e estética das espécies. Como resultado, há visibilidade de tráfego para motoristas e pedestres, e espaços públicos sempre arborizados e floridos.
A equipe de urbanização também fez a retirada de 621 exemplares que, segundo laudo técnico enviado pela Amma, apresentavam problemas de fitossanidade. O relatório é apresentado após vistoria que avalia as condições físico-biológicas da árvore, eventuais interferências na arquitetura ou nas estruturas das edificações do entorno. A autorização é concedida quando a árvore está doente, em final de ciclo biológico ou risco de queda natural.
Os resíduos da poda e extirpação são divididos e selecionados. Os mais finos são direcionados à área de lenha e galhadas do aterro sanitário de Goiânia, enquanto os troncos e demais galhos são aproveitados na confecção de bancos, mesas, pergolados e outros objetos utilizados no paisagismo das praças e demais espaços públicos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo