Mais de 50 mortos surtos de doença desconhecida na República Democrática do Congo

Da Redação
[email protected]
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou, nesta terça-feira (25), que mais de 50 pessoas morreram nas últimas semanas devido a surtos de uma doença de causas desconhecidas, na região noroeste da República Democrática do Congo. Até 16 de fevereiro, foram registrados 431 casos e 53 mortes em dois surtos distintos, que ocorreram em vilarejos remotos nas zonas de saúde de Equateur, uma província do país que possui aproximadamente o tamanho da Europa Ocidental.
Em entrevista, o porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic, alertou que os surtos representam uma ameaça significativa à saúde, já que os casos aumentaram rapidamente em questão de dias. No entanto, a causa exata da doença ainda não foi identificada. “A causa exata continua desconhecida”, afirmou Jasarevic, destacando também que as áreas afetadas possuem limitações em termos de vigilância e infraestrutura sanitária.
O maior surto foi notificado em 13 de fevereiro no vilarejo de Bomate, localizado na zona sanitária de Basankusu, em Equateur, e resultou na morte de 45 pessoas, com 419 casos registrados.