Mais de 1 milhão de aposentados serão ressarcidos por desconto ilegal nos benefícios

Da Redação
[email protected]
O Ministério da Previdência Social confirmou que 1,4 milhão de aposentados estão aptos a receber o ressarcimento de descontos indevidos feitos por entidades associativas. Os pagamentos começam no próximo dia 24 de julho, para quem aderir ao acordo com o governo federal.
Segundo o ministro Wolney Queiroz, a adesão já atinge 27% e deve crescer nos próximos dias. “Vamos pagar 100 mil pessoas por dia. Em menos de 15 dias, zeramos essa conta”, afirmou.
O aposentado deve procurar uma agência dos Correios ou acessar o aplicativo da Previdência para aderir. Quem aceitar o acordo primeiro, recebe antes. O prazo final para entrar no processo é 14 de novembro.
Ao recusar o desconto, o aposentado obriga a associação a apresentar documentos em 15 dias úteis. Caso não apresentem, o ressarcimento será liberado.
A medida evita custos com advogados e ainda permite que os prejudicados entrem na Justiça contra as associações por danos morais. Até agora, o governo já bloqueou R$ 2,8 bilhões de entidades suspeitas.
Na Região Norte, uma busca ativa com apoio do PrevBarco atenderá idosos, indígenas e quilombolas.
O prazo máximo para o governo realizar os reembolsos é de cinco anos.