Lula reage a Trump e diz que defesa da democracia no Brasil cabe apenas aos brasileiros
Durante a Cúpula do Brics, presidente critica declaração de Trump em defesa de Bolsonaro, acusado de tentativa de golpe de Estado

Durante a Cúpula do Brics, realizada nesta segunda-feira (7), no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu às declarações do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que saiu em defesa de Jair Bolsonaro no processo que o ex-chefe do Executivo brasileiro enfrenta por tentativa de golpe de Estado.
Trump afirmou, nas redes sociais, que Bolsonaro é inocente e criticou o Supremo Tribunal Federal (STF) pela condução da ação penal. Lula, por sua vez, rebateu a declaração e ressaltou que a soberania nacional deve ser respeitada.
“Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o Estado de Direito”, afirmou o presidente, em nota oficial.
Na publicação, Trump acusou as autoridades brasileiras de promover uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro e seus apoiadores. “O Brasil está fazendo uma coisa terrível em seu tratamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Eu tenho assistido, assim como o mundo, como eles vão atrás dele, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada”, escreveu o ex-presidente norte-americano.
Acusado de liderar um plano golpista após perder as eleições de 2022, Bolsonaro teria pressionado os comandantes das Forças Armadas para anular os resultados eleitorais e, segundo a Polícia Federal, a trama previa até o assassinato de Lula e do ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Em resposta ao apoio, Bolsonaro agradeceu Trump em uma rede social e voltou a se declarar vítima de perseguição política. “Obrigado por existir”, escreveu o ex-presidente brasileiro.

Declaração de Lula em seu Instagram oficial