Aparecida de GoiâniaCidadesPolítica

Legados de Maguito e Mendanha mais apoio de Caiado são as grandes apostas de Leandro Vilela

Base governista vai marchar com o emedebista pela ruas de Aparecida

As candidaturas à Prefeitura de Aparecida de Goiânia irão ganhar as ruas da cidade a partir do próximo dia 16. A de Leandro Vilela (MDB), que é o candidato avalizado pela base do governador Ronaldo Caiado (UB), vai defender os legados dos ex-prefeitos Maguito Vilela, tio de Leandro, e de Gustavo Mendanha (MDB), que sucedeu Maguito.

As duas gestões de Maguito, entre janeiro de 2009 e dezembro de 2016, foram exitosas. Nesse período, a cidade experimentou salto de desenvolvimento nunca antes registrado. Com experiência de ex-deputado, ex-senador e ex-governador, Maguito enfrentou as dificuldades com determinação e soube muito bem aproveitar o bom momento econômico do Brasil, nos governos Lula e Dilma, para atrair investimentos bilionários para diversas obras de infraestrutura.

As obras de pavimentação asfáltica em centenas de bairros, as dezenas de Unidades Básicas de Saúde (UBS), os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) , as três UPAS foram construídos por Maguito. O ex-prefeito ainda construiu o HMAP, que foi equipado e inaugurado por Mendanha, e os eixos viários Norte-Sul que deram outra dinâmica para a mobilidade urbana da cidade.  O legado do tio de Leandro é inquestionável.

Gustavo sucedeu a Maguito. Assumiu o primeiro mandato em 2017. Implantou o projeto Cidade Inteligente com a criação de um moderno sistema de videomonitoramento e deu seguimento às ações de seu antecessor. Mendanha também ficou marcado pela construção de dezenas de praças espalhadas pela cidade. Também inaugurou a Cidade Administrativa e a trincheira da Vila Brasília.

Em 2020, foi reeleito com uma das maiores votações proporcionais do Brasil com objetivo de continuar modernizando a cidade. Porém, a pandemia de Covid-19 influenciou na mudança de planos. Gustavo Mendanha afirma à imprensa que foi preciso “salvar vidas” e, por isso, algumas obras não foram realizadas.  O então prefeito traçou um plano ousado para garantir atendimento médico às vítimas da doença que surpreendeu o mundo.

Mendanha garantiu a imunização da população em parceria com o governo federal e implantou um sistema de revezamento das atividades produtivas que evitaram a falência de muitas empresas e também o desemprego. Em 2022, deixou a prefeitura para disputar o governo. Perdeu no primeiro turno, com mais de 800 mil votos, mas ficou conhecido em todo Estado e, sobretudo, se cacifou como o maior cabo eleitoral de Aparecida. Hoje, é o grande líder do projeto de Leandro Vilela.

Além de defender a continuidade das gestões de Maguito e Mendanha, a campanha de Leandro também vai enfatizar a “união política” em prol de Aparecida. Caiado já demonstrou que vai vestir literalmente a camisa de Leandro.

O vice-governador Daniel Vilela, que é primo do candidato a prefeito, também vai gastar sola de sapato pelas ruas da cidade defendendo a “continuidade do trabalho iniciado por Maguito e Gustavo”.

Estrutura para fazer uma campanha de alto nível não deve faltar ao candidato do Palácio das Esmeraldas. Ainda na pré-campanha, o QG político de Leandro, que é liderado pelo ex-prefeito Mendanha, já mostrou que conhece bem do riscado. Dezenas de reuniões foram realizadas em pouco tempo já que a pré-candidatura foi lançada tardiamente.

Gustavo também é responsável pela articulação política que conseguiu atrair grandes lideranças religiosas, sobretudo, pastores evangélicos de diferentes ministérios Parte do setor produtivo também declarou apoio ao candidato Leandro Vilela.

Na convenção que oficializou Leandro candidato, ficou claro que o staff caiadista vai mergulhar de cabeça na campanha do emedebista. Vilela, como já antecipou, vai defender os legados do seu tio, Maguito, e do “grande amigo” e coordenador-geral de sua campanha, Gustavo Mendanha.

Ficou explícito ainda que deputados estaduais e federais da base caiadista irão marchar com Leandro e Gustavo pelas ruas de Aparecida. Caiado e Daniel não deixarão o candidato para trás. Hoje, o apoio do governo, que tem uma das maiores aprovações no Brasil, é fundamental para a candidatura à prefeitura. Leandro, se souber converter o apoio de grandes lideranças em votos, tem tudo para ocupar a dianteira nas pesquisas de intenção de voto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo