Aparecida de Goiânia

Leandro aposta em entidades filantrópicas e pagamento na rede privada para aumentar vagas em CMEIs

Atualmente mais de oito mil crianças de 6 meses até cinco anos aguardam vagas em CMEIs

Parceria com entidades da sociedade civil e com o governo de Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado para ampliar o número de vagas em Centro Municipais de Educação Infantil (CMEIs) para atender a demanda de oito mil crianças de seis meses a cinco anos, que necessitam de atendimento na rede de educação infantil.

Esta é a solução apresentada pelo pré-candidato a prefeito Leandro Vilela (MDB) para resolver o principal problema na educação de Aparecida.

O emedebista lembra que quando Maguito Vilela assumiu a Prefeitura, em janeiro de 2009, Aparecida tinha apenas nove Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Ou seja, entre a emancipação política, em 14 de novembro de 1963, até 2008, as gestões anteriores implantaram apenas 9 CMEIs.

“Maguito conseguiu junto ao Ministério da Educação recursos para fazer mais de 20 CMEIs e por isso Aparecida tem 33 CMEIs em funcionamento agora. Como deputado federal, ajudei Aparecida nesta conquista e agora, como prefeito, com a benção de Deus e a aprovação popular, vamos resolver de uma vez por todas essa demanda das mães de Aparecida”, argumentou Leandro Vilela.

A proposta de Leandro consiste em pagar pelas vagas em entidades filantrópicas ou privadas para resolver o problema já no primeiro ano de governo.

De acordo com o pré-candidato, o projeto consta da criação de um vale-creche. “Vamos criar um vale-creche com repasse mensal para que as crianças sejam matriculadas em unidades privadas próximas às suas casas, sob custeio da Prefeitura. Nosso intuito é ter as crianças nas salas de aula e também ajudar pais e mães da cidade, para que tenham segurança ao deixar seus filhos quando saírem para trabalhar”, salientou.

Para custear esse vale, Leandro Vilela afirma que vai buscar apoio junto ao governador e a primeira-dama e presidente da OVG, Gracinha Caiado. “Nós também vamos firmar mais parcerias com instituições filantrópicas e religiosas para inserir as crianças em uma unidade de ensino infantil. Essa medida do vale é para atender as demandas de imediato caso sejamos eleitos”, sublinhou.

Além disso, Leandro assegura que vai construir mais CMEIs, porém acredita que a criação do vale-creche é mais ágil e eficiente para atender mais de oito mil crianças já no primeiro ano de mandato.

COMPARAÇÃO

Antes do processo de transformação iniciado por Maguito Vilela e continuado por Gustavo Mendanha, Aparecida tinha apenas nove CMEIs e seis entidades conveniadas. Agora, são 33 CMEIs, que são geridos diretamente pela Prefeitura, e 32 Centro de Educação Infantil (CEI), sob gestão de entidades conveniadas.

Ao todo, agora Aparecida tem 65 unidades de educação infantil. No passado, eram apenas 15.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo