José Luís Celestino é ovacionado ao tomar posse como conselheiro vitalício da Facieg
Durante a cerimônia de posse, os presentes foram unânimes ao destacar o perfil arrochado para os negócios e a dedicação às instituições classistas
O seleto grupo de conselheiros da Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresarias e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg) se reuniu ontem, 25, na sede da entidade, em Goiânia, para homenagear um dos maiores empresários de Aparecida de Goiânia. José Luís Celestino tomou posse como conselheiro vitalício da entidade.
Celestino foi prestigiado por familiares, pelo prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, e pelo deputado estadual Veter Martins. Durante a cerimônia de posse, os presentes foram unânimes ao destacar o perfil arrochado para os negócios e a dedicação às instituições classistas.
Para tornar José Luís Celestino conselheiro vitalício, a Facieg precisou, inclusive, alterar seu estatuto. Antes, apenas ex-presidentes poderiam ocupar o posto. A decisão foi tomada em conjunto e todos os membros aprovaram a iniciativa.
Ele não está entrando neste grupo porque é nosso amigo. Ele está entrando pelo trabalho que desenvolveu com muita competência ao longo das últimas décadas”, pontuou o presidente da Facieg, Sebastião Vieira Seba, durante o encontro. Celestino, como é carinhosamente chamado pelos amigos mais próximos foi reconhecido, sobretudo, pela luta em defesa das entidades classistas e pelo fortalecimento das atividades econômicas em Goiás. “Estamos fazendo justiça porque ele merece essa homenagem e muito mais”, reforçou Seba.
Natural de Campo do Brito, no Sergipe, o empresário instalou sua empresa em Aparecida de Goiânia há mais de 40 anos. Nesse período, contribuiu com o desenvolvimento local gerando emprego e também prestando serviços na área de engenharia civil à gestão municipal. Prosperou nos negócios e se consolidou como um dos grandes empresários da cidade e do Estado de Goiás. Na luta classista, sempre defendeu a participação de empresários do interior goiano.
“José Luís Celestino é muito mais que um empresário de Aparecida de Goiânia. Ele é um amigo e conselheiro que consegue conciliar muito bem a atividade empresarial com a política. Hoje, com muito prazer, tenho em meu ciclo de amizades e só posso agradecer por tudo que ele representa para nossa cidade. Essa é uma justa homenagem dado o amor que ele tem pelas entidades empresariais”, enfatizou o prefeito Vilmar Mariano.
Ubiratan da Silva Lopes, que é presidente do Conselho Deliberativo da Facieg, ressaltou o perfil empreendedor e a figura companheira do homenageado.
O Zé entende e sabe muito bem o que a Facieg representa em Goiás. Ele é um líder que sabe como poucos trabalhar no associativismo”.
Presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), Leopoldo Moreira, disse que tem em Celestino uma referência nos negócios e na vida pessoal. “Ele é um ponto fora da curva. Tenho muito carinho e respeito por tudo que ele fez com muita dedicação. José Luís é uma pessoa de muito valor e não sei se um dia vou conseguir retribuir de alguma maneira”
Gabriela Celestino, que é chamada pelo pai de Gabi, lembrou o ser competente para os negócios e a figura amorosa que o pai representa para toda família e amigos mais próximos. “Conviver com ele é uma benção. Tenho ao meu lado um pai e um amigo. Ele enfrenta tudo com muita fé, falar do meu pai é falar de amor porque ele coloca amor em tudo que faz”.
Celestino, que ficou emocionado ao ser recordado de sua história ao lado de representantes do segmento empresarial, familiares e amigos precisou conter as lagrimas para agradecer. “Tenho tudo na vida e quero continuar apenas ajudando as pessoas. Peço a Deus apenas saúde para continuar trabalhando”. Ao lembrar de companheiros históricos, ele destacou que valoriza, sobretudo, as amizades que construiu ao longo da vida.
“Eu gosto é do ser humano e vou continuar ajudando onde for chamado porque sou um soldado”.