IV Jornada Acadêmica de Estudos da Saúde da Família será encerrada nesta quarta-feira
A Jornada Acadêmica de Estudos da Saúde da Família foi idealizada pelo professor Joede Alvarenga de Souza Luniere, que também supervisiona na UNIFAN o PINESF (Programa Integrado de Estudos na Saúde da Família). Além da coordenação, participam da organização os preceptores de PINESF, Monitores de PINESF e acadêmicos da Liga Acadêmica de Saúde da Família LASFAC.
A quarta edição da Jornada foi aberta dia 18 de novembro e a programação acontece até o final da tarde desta quarta-feira (20), nas dependências da Instituição. O diferencial desse ano para as edições anteriores é que a apresentação dos trabalhos acontece em monitores de TV e não mais em pôsteres, facilitando assim a exposição dos estudos e pesquisas.
De acordo com a organização, o evento é de grande importância/relevância para os acadêmicos de Medicina divulgarem a realidade da saúde pública dos municípios de Aparecida de Goiânia e Senador Canedo.
Segundo o professor Joede, o grande objetivo da Jornada é promover estudos de problematização baseados na teoria do Arco de Charles Maguerez, realizados pelos acadêmicos de Medicina diante de adoção de família durante o PINESF.
“O sentido especial do Arco é levar os alunos a exercitarem a cadeia dialética de ação – reflexão – ação, ou seja, a relação prática – teoria – prática, tendo como ponto de partida e de chegada do processo de ensino e aprendizagem, a realidade social”, explica.
Outro objetivo, ainda de acordo com o docente, é promover discussões que possam contribuir com a criação de estratégias de planejamentos para uma melhor qualidade de vida das famílias. Além de potencializar o trabalho de promoção, prevenção e recuperação na saúde das famílias, que atualmente possui grande deficiência em nosso país (saúde pública). Preparar o acadêmico para a realidade e instigá-lo a propor novas estratégias.
Aplicada como metodologia de ensino, o chamado Arco de Maguerez teve origem nos anos 1960 e se apresenta atualíssima. A estrutura compreende cinco etapas: observação do problema, pontos chave, teorização, hipóteses de soluções e aplicação. Em todas há o envolvimento dos atores do processo ensino e aprendizagem.
A teoria criada pelo francês Charles Maguerez aplica o ensino e promove a aprendizagem a partir da realidade. Foi implantada na formação para o trabalho de analfabetos originários de países africanos, que migraram para países em desenvolvimento para trabalhar em indústrias, usinas petrolíferas e na agricultura. A proposta era compreender conteúdos específicos do trabalho, a língua e a cultura do novo país. Da observação do real, seguia-se à maquete do objeto estudado, à discussão das teorias e à execução de outra maquete, para depois estudar o que tinham aprendido a partir da realidade.
“É uma prática transformadora, com o retorno do estudo à realidade. Ainda que não seja possível em todas, é importante que uma ou mais hipóteses sejam colocadas em prática, as exequíveis, a mais urgente ou necessária. É possível a ação transformadora da realidade em algum grau, mas, para isso, é preciso planejamento e execução da ação. Nossos alunos assimilaram muitíssimo bem a proposta e isso pode ser comprovado no alto grau de aproveitamento dos trabalhos expostos durante a Jornada”, explica o professor Joede. Fonte: Ascom Faculdade Alfredo Nasser