IA transforma trânsito e acelera ônibus em Goiânia

Da Redação
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A mobilidade urbana em Goiânia está ganhando um reforço tecnológico de peso. Na última segunda-feira, o prefeito Sandro Mabel (UB) apresentou os avanços da metronização do transporte coletivo com uso de inteligência artificial, destacando resultados positivos na fluidez do tráfego, especialmente no eixo BRT Norte-Sul.
Durante coletiva no Terminal Isidória, onde foi entregue a segunda fase do projeto, Mabel explicou que o sistema usa “toda a inteligência artificial possível” para organizar o trânsito em tempo real. Sensores e câmeras instalados nos ônibus e nos cruzamentos analisam constantemente o fluxo e ajustam os semáforos de maneira dinâmica, aumentando a velocidade média dos coletivos.
Um exemplo claro vem do trecho entre o Terminal Novo Mundo e a Praça da Bíblia. “Antes, os ônibus paravam em até cinco semáforos. Agora, em média, param em menos de um. Tem viagens que são feitas direto”, afirmou o prefeito.
A grande diferença está nas chamadas “ondas verdes dinâmicas”. Ao contrário dos sistemas tradicionais com horários fixos, a tecnologia permite que os tempos de sinalização mudem conforme a movimentação do trânsito — seja nos horários de pico, saída de escolas ou deslocamentos do almoço. “O sistema se reorganiza sozinho, de forma inteligente”, explicou.
A Prefeitura promete ampliar a metronização para os cerca de 900 semáforos da capital. Ruas com tráfego intenso, como a Avenida Mangalô, estão entre as prioridades para a expansão.
A proposta é beneficiar não só os ônibus, mas também os carros, que seguirão no rastro das ondas verdes. “O carro anda junto com o ônibus na mesma lógica inteligente”, reforçou Mabel.
O prefeito ainda destacou que a ideia de um “metrô” é simbólica: “Serão 200 quilômetros de metrô em Goiânia sem abrir um único buraco”, disse. A inovação faz parte do programa Nova Mobilidade e é coordenada pela Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT), que centraliza os algoritmos e dados em tempo real.