Mundo

IA agêntica enfrenta obstáculos e cortes nos projetos

Da Redação
[email protected]

Mais de 40% dos projetos de inteligência artificial agêntica devem ser cancelados nos próximos dois anos, segundo relatório do Instituto Gartner divulgado na última segunda-feira. A previsão é de que os cancelamentos ocorram por causa do alto custo, falta de clareza nos objetivos e ausência de controle adequado de riscos.
A chamada IA agêntica é considerada a mais sofisticada da tecnologia atual, por ser capaz de tomar decisões e agir de forma autônoma. Porém, apesar do potencial, a aplicação prática ainda esbarra em limitações técnicas e estratégicas. “As empresas precisam superar o hype para tomar decisões cuidadosas sobre onde e como aplicar essa tecnologia”, afirma Anushree Verma, diretora analista do Gartner.
De acordo com o levantamento, muitas empresas fornecedoras desse tipo de solução ainda não têm maturidade ou propostas de valor realistas. O Gartner estima que, dos milhares de fornecedores que alegam atuar com IA agêntica, apenas cerca de 130 são realmente confiáveis.
Outro ponto destacado no estudo é que os modelos atuais ainda não são capazes de atingir metas complexas de negócios ou seguir instruções variadas de forma contínua. “Muitos dos projetos tidos como agênticos, na verdade, poderiam ser executados com tecnologias menos avançadas”, afirma Verma.
Apesar dos desafios, o Gartner projeta que 15% das decisões rotineiras no ambiente de trabalho serão tomadas por IAs agênticas até 2028. Hoje, essa fatia é praticamente nula. Além disso, até o mesmo ano, um terço dos softwares corporativos deve incluir algum tipo de funcionalidade agêntica.
Uma pesquisa com mais de 3.400 profissionais em janeiro de 2025 mostrou que 19% das empresas já fizeram investimentos significativos na área, enquanto 42% mantêm aportes conservadores. Outros 8% ainda não investiram e 31% estão cautelosos ou indecisos.
Segundo o Gartner, o caminho mais eficaz para gerar valor com IA agêntica é aplicá-la em decisões rotineiras, automação de fluxos de trabalho e apoio em tarefas simples, com foco em produtividade, escala e retorno financeiro.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo