Homem reincidente em golpes de precatórios é preso em Natal após investigação da Polícia Civil de Goiás

Por Ana Lucia
[email protected]
No balcão de um cartório em Petrolina, interior de Goiás, um homem tentava dar um golpe sofisticado: usando documentos falsificados, ele buscava confeccionar uma procuração pública para sacar valores de precatórios judiciais. O plano, no entanto, não saiu como esperado.
Funcionárias do cartório desconfiaram das irregularidades nos papéis e acionaram a Polícia Civil. Foi o começo de uma investigação que atravessou estados e terminou, na última semana, em Natal, capital do Rio Grande do Norte.
O suspeito foi identificado como Antônio Marcos da Silva, já conhecido das autoridades. Reincidente, ele possui condenações anteriores pelos mesmos crimes de estelionato, falsidade ideológica e uso de documentos falsos. O caso mais recente, ocorrido em julho de 2025, repetia o mesmo modus operandi: tentar se passar por outra pessoa para se apropriar de valores milionários de precatórios vinculados ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).
Diante da gravidade e da reincidência, a Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Petrolina e do Grupo Especial de Repressão a Crimes Patrimoniais (Gepatri) – 15ª DRP, representou pela prisão preventiva. A Justiça acatou o pedido, e com apoio da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, a prisão foi cumprida em Natal.
No momento da captura, três novos documentos falsos foram apreendidos com o investigado, o que reforça a suspeita de que ele se preparava para aplicar novos golpes. As investigações agora seguem para identificar outros possíveis comparsas envolvidos no esquema.
@AnaLucia