Holanda Descobre 85 “Doadores em Massa” e Escancara Falhas em Clínicas de Fertilização

Da Redação
[email protected]
Pelo menos 85 doadores de esperma ultrapassaram o limite legal de filhos na Holanda, revelou nesta segunda-feira (14) a organização nacional de ginecologia e obstetrícia (NVOG). A descoberta, que evidencia o descontrole de décadas nas clínicas de fertilização do país, só foi possível após a criação de um sistema nacional de registro com efeito retroativo.
Desde 1992, a legislação holandesa estabelecia que nenhum doador poderia gerar mais de 25 filhos, número reduzido para 12 em 2018, a fim de evitar riscos de incesto e consanguinidade. No entanto, a falta de fiscalização, agravada por rígidas leis de privacidade, permitiu que clínicas burlassem as normas, trocando amostras entre si e aceitando doações repetidas, até mesmo de médicos envolvidos nos tratamentos.
A NVOG revelou que alguns doadores tiveram até 75 filhos, e pelo menos dez dos casos envolvem médicos especialistas em fertilidade.
Entre os mais conhecidos estão Jan Karbaat, que gerou ao menos 81 filhos com seu próprio esperma, e Jonathan Jacob Meijer, protagonista do documentário O Homem com Mil Filhos, pai de mais de 550 crianças no mundo, sendo mais de 100 na Holanda.
Segundo Ties van der Meer, da fundação Stichting Donorkind, a situação é uma “calamidade médica”, com cerca de 3 mil crianças no país tendo mais de 25 meios-irmãos. A NVOG pediu que mães, doadores e filhos procurem suas clínicas para revisar os dados, enquanto o Ministério da Saúde prometeu esclarecimentos ao Parlamento ainda nesta semana.