Hmap amplia ala de hemodinâmica para tratamento de doenças cardiovasculares

Nova estrutura, que foi entregue em solenidade com o prefeito Vilela e o vice-governador, Daniel Vilela, amplia atendimento no hospital e beneficia Aparecida e outros 25 municípios da macrorregião

O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP), construído e mantido pela Prefeitura e gerido pelo Einstein, inaugurou uma nova ala de hemodinâmica, serviço destinado ao diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares. Com a nova estrutura, a unidade amplia sua capacidade de atendimento e fortalece sua posição como referência regional para casos eletivos e urgentes, beneficiando não apenas moradores de Aparecida, mas também de 25 municípios da macrorregião Centro-Sul do Estado.
A entrega da nova sala foi realizada pelo prefeito Leandro Vilela, com a presença do vice-governador Daniel Vilela, que destacou a importância da ampliação do serviço. Também participaram o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, lideranças do Einstein – como Pedro Vieira (diretor médico da unidade), Felipe Piza (diretor regional Goiás) e Luciana Borges (diretora da área de Cuidado Público) – além do vice-prefeito João Campos, do ex-prefeito Gustavo Mendanha e de vereadores.
“O mais importante para nós é cuidar das pessoas e salvar vidas. A saúde é prioridade na minha gestão. Estamos enfrentando uma grave situação fiscal herdada da última administração, mas seguimos trabalhando para ampliar e melhorar a assistência em toda a rede municipal”, afirmou o prefeito Leandro Vilela.
O secretário Alessandro Magalhães explicou que a nova estrutura está equipada com tecnologia de ponta e permitirá a realização de procedimentos como cateterismo, angioplastia e intervenções neurovasculares para tratamento de AVC. “Essa nova aquisição é uma conquista fundamental para toda a população, sobretudo a de Aparecida”, destacou.
O vice-governador Daniel Vilela elogiou a qualidade da gestão do hospital e reforçou o apoio do Estado. “O HMAP tem o maior nível de satisfação entre os hospitais do Brasil, inclusive superando a nota do hospital particular do Einstein em São Paulo. Vamos ampliar essa parceria para reduzir a fila de cirurgias eletivas em Goiás”, afirmou.
O secretário estadual de Saúde, Rasível Santos, também celebrou a entrega e destacou o papel estratégico do HMAP. “Foi o hospital que mais realizou cirurgias ortopédicas em 2024. A nova hemodinâmica vai acelerar os atendimentos e ampliar as chances de vida em casos de infarto e AVC.”
Trabalho que salva vidas
Dois pacientes atendidos na hemodinâmica são exemplos dos resultados positivos do serviço. Hugo Messias, 74 anos, morador de Goiânia, passou por uma cirurgia inédita em Goiás após sofrer um infarto. “Fui muito bem tratado. Só tenho a agradecer por esse atendimento”, disse.
Já José Damaso, 56 anos, morador de Aparecida, foi socorrido pelo SAMU após sentir fortes dores no peito. Ele foi submetido a um cateterismo e angioplastia. “Cheguei ao hospital em menos de sete minutos e fui atendido na hora. Isso salvou minha vida. Nunca vi um hospital público tão eficiente e organizado”, relatou emocionado.
Hemodinâmica e Projeto Supra
Desde sua implantação em julho de 2022, a hemodinâmica do HMAP já realizou mais de 6.400 procedimentos, de simples a complexos. “É um serviço essencial para salvar vidas com rapidez e precisão, por meio de intervenções menos invasivas”, explicou Pedro Vieira, diretor médico do HMAP.
A unidade também integra o Projeto Supra, que atua no diagnóstico precoce de infartos graves com o uso de telemedicina. O protocolo permite que o eletrocardiograma feito em uma UPA ou Cais seja enviado instantaneamente a cardiologistas do Einstein, em São Paulo. Com base no laudo, o paciente é direcionado rapidamente ao HMAP, onde a equipe já está preparada para a intervenção. Em 2023, o projeto realizou 300 atendimentos com esse modelo.
Sobre o HMAP
Inaugurado em 2018, o HMAP é o maior hospital municipal do Estado e o primeiro administrado pelo Einstein fora de São Paulo. A unidade conta com 235 leitos operacionais, incluindo UTIs adulta e pediátrica, 10 salas cirúrgicas e uma ampla estrutura para atendimentos de alta complexidade.
Sob gestão do Einstein desde junho de 2022, o hospital reduziu drasticamente as filas por cirurgias eletivas e dobrou sua capacidade de atendimento. Entre janeiro de 2023 e julho de 2024, foi responsável por 90% de todos os procedimentos eletivos realizados pelo SUS em Aparecida. A unidade também conquistou a acreditação ONA Nível 1 e o selo Top Performer 2025, ambos reconhecimentos pela excelência no cuidado hospitalar.