Estado

Gracinha Caiado quer maior participação dos municípios no combate à pobreza

Encontro virtual desta segunda-feira (3/4) reuniu cerca de 400 pessoas de diferentes municípios

A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, reuniu na manhã desta segunda-feira (3/4) cerca de 400 pessoas em mais um encontro virtual com primeiras-damas e gestores sociais de todo o Estado. Na ocasião, entre outros temas, foi debatida a realização das conferências municipais de assistência social, marcadas para ocorrer entre os dias 3 de abril e 15 de julho.

As convenções, que ocorrem a cada dois anos, antecedem a Conferência Nacional de Assistência Social, que vai ser realizada em Brasília, entre os dias 5 e 8 de dezembro deste ano, com o tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”. Durante a live desta segunda, ao lado dos professores da Gerência Social da OVG, a primeira-dama reforçou a importância dos encontros nos municípios e colocou o Governo de Goiás, por meio do GPS, à disposição para colaborar com a realização dos eventos. 

“O importante é fazer com que os usuários de cada município participem das conferências e possamos colocar em prática as deliberações tomadas. Por meio do nosso Goiás Social, estaremos juntos às prefeituras para que esses encontros possam de fato colaborar com o compromisso firmado pelo governador Ronaldo Caiado, que é o de romper o ciclo da pobreza em Goiás”, explicou Gracinha. 

Além de deliberar sobre as conferências, o encontro virtual também trouxe a presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Roberta Muniz Elias, para falar sobre o Prêmio Pacto Nacional pela Primeira Infância. 

A premiação foi criada pelo Comitê Goiano do Pacto Nacional pela Primeira Infância, grupo que trabalha para unir esforços entre os diferentes poderes e a sociedade civil, no sentido de garantir os direitos das crianças de zero a seis anos no Estado. “Unir atores da Rede de Atenção à Primeira Infância, governos e o Judiciário tem sido uma estratégia fundamental de mobilização nacional em torno do tema. E a equipe do nosso Goiás Social tem a honra de participar desta mobilização aqui no Estado”, afrimou a primeira-dama.

A sanção do novo Pacote Social, o balanço da Operação Nordeste Solidário e as ações implementadas pela administração do Estado ao longo do mês de março voltadas para a proteção e apoio às mulheres goianas também foram debatidas no encontro virtual. Para a presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Goiás, a primeira-dama de Divinópolis, Claudia Tolentino, o trabalho social feito pelo Governo de Goiás tem sido fundamental para os municípios. “Temos pela primeira vez um governo preocupado com pautas assim tão importantes”, destacou. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo