Política

Governo reúne indústria para discutir tarifa dos EUA

Da Redação
[email protected]

Na última terça-feira, dia 15, o vice-presidente Geraldo Alckmin coordenou, em Brasília, importante reunião do Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais. O encontro contou com a participação de representantes do alto escalão da indústria nacional e de ministros do Governo Lula, reforçando a mobilização conjunta para enfrentar desafios do cenário econômico internacional — especialmente diante das recentes barreiras e restrições impostas a produtos brasileiros em mercados estratégicos.
Entre os empresários presentes estavam Francisco Gomes Neto (Embraer), Ricardo Alban (Confederação Nacional da Indústria), Josué Gomes da Silva (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), José Velloso (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), Haroldo Ferreira (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), Janaína Donas (Associação Brasileira do Alumínio), Fernando Pimentel (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), Paulo Roberto Pupo (Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente) e Paulo Hartung (Indústria Brasileira de Árvores). Marcaram presença também Armando José Giacomet (ABIMCI), Rafael Lucchesi (Tupy), Giovanni Francischetto (Centrorochas), Edison da Matta (Sindipeças), Cristina Yuan (Instituto Aço Brasil), Daniel Godinho (WEG), Fausto Varela (SINDIFER), Bruno Santos (ABRAFE) e Alexandre Almeida (RIMA).
Do lado do Governo Federal, participaram do diálogo ministros como Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e os representantes do Itamaraty, embaixadora Maria Laura da Rocha e embaixador Fernando Meirelles de Azevedo Pimentel.
O objetivo da reunião foi alinhar estratégias e ouvir sugestões do setor produtivo para fortalecer o comércio exterior brasileiro, mitigar impactos de tarifas e barreiras e debater ações emergenciais para proteção das empresas nacionais. ‘O governo está empenhado em defender a competitividade do Brasil e assegurar que nossos produtos mantenham espaço nos mercados internacionais’, afirmou Alckmin durante a abertura do encontro.
Ficou definido que o comitê seguirá dialogando com os diferentes segmentos industriais para definir contramedidas coordenadas, fortalecer a diplomacia comercial e acelerar a implementação de soluções conjuntas. Novos encontros estão previstos para os próximos dias, envolvendo também outros agentes do setor produtivo e ampliação nas esferas de negociação.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo