Cidades

Governo de Goiás proporciona emprego a jovens do Sistema Socioeducativo

Jovens que cumprem pena são capacitados

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), possibilitou o ingresso no mercado de trabalho de 11 jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Anápolis. Os adolescentes serão empregados em uma fábrica de roupas em jeans. O grupo concluiu o curso na primeira quinzena de agosto e agora aguarda os trâmites de contratação para iniciar o trabalho na empresa.
A capacitação, incluindo teoria e prática, tem carga horária de 160 horas. Os jovens trabalham na confecção dentro da própria unidade socioeducativa, em um período do dia e estudam no outro. Integrantes de turmas anteriores continuaram trabalhando em outra unidade da empresa, depois que cumpriram a medida socioeducativa.
Os jovens trabalham como menores aprendizes com carteira assinada e recebem meio salário mínimo. Dessa forma, gozam de todos os direitos e garantias previstos na lei trabalhista para a categoria. O objetivo da oferta de trabalho aos adolescentes é prevenir a reincidência criminosa. O projeto também atende familiares dos adolescentes. Como é o caso da mãe de um interno que foi empregada pela confecção.
M.M.G.S., de 17 anos, está ansioso pela contratação e faz planos de alugar uma casa e começar uma nova vida quando estiver em liberdade. “Eu jamais ia conseguir uma oportunidade dessas na rua”, declara. G.M.B, que completou 18 anos neste mês, tem as mesmas expectativas, e quer ajudar, principalmente, o filho de três anos. “Comprar as coisas para ele”, resume o jovem.
Esta é a quinta turma do projeto Transformando Vidas, que capacita internos em uma atividade laboral. O projeto, iniciado em março de 2021, já inseriu no mercado de trabalho 45 adolescentes que cumprem pena por algum ato infracional.
A coordenadora dos cursos profissionalizantes do Case Anápolis, Lilane Victor do Carmo Santos, ressalta que o projeto Transformando Vidas proporciona qualificação, oportunidade profissional e remuneração condizente com a lei. “A maioria dos jovens ajuda suas famílias com o dinheiro que recebem e isso é muito gratificante para eles, principalmente, pelo histórico de infrações que têm. O projeto proporciona esperança de uma vida melhor”.

GED

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo