O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), recebeu o embaixador da Bélgica, Peter Claes, e também o primeiro-secretário Geert Van Dessel para fortalecer parcerias entre o território goiano e o país dos visitantes. Em encontro realizado no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, no final da tarde de quinta-feira (14/9), os belgas se mostraram interessados em conhecer mais sobre o agronegócio goiano e citaram possíveis parcerias envolvendo o setor.
Embaixador da Bélgica, Peter Claes afirmou que tem projetos e ideias específicas em relação ao setor produtivo de Goiás. Disse, inclusive, que irá apresentar as potencialidades do Estado a lideranças belgas. Com visita guiada pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Pedro Leonardo Rezende, os visitantes conheceram, na quarta-feira (13) e também nesta quinta (14), agroindústrias goianas nos municípios de Rio Verde e Goianira. “O Estado de Goiás vai muito além do potencial, tem uma grande produção. As visitas realizadas nestes dois dias foram oportunidade para constatar a força do País. O Brasil é a solução, por meio dos governos federal e estadual, além da iniciativa privada, em criar um ambiente favorável para uma boa produção dentro das responsabilidades ambientais”, pontuou o embaixador.
Embaixador da Bélgica, Peter Claes (Foto: Letícia Coqueiro)
Já o primeiro-secretário da Embaixada da Bélgica, Geert Van Dessel, adiantou que a comitiva retorna a Goiás em novembro, quando conhecerá uma agroindústria em Jataí, com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre os setores agropecuário e agroindustrial do Estado. “Goiás foi uma surpresa muito interessante, no sentido da produção agrícola, com o uso de tecnologias intensivas no agronegócio no Estado. Agora, nosso papel é levar essas informações às nossas autoridades para que este relacionamento entre o Brasil e a Bélgica possa ser ainda melhor, além de mostrar de uma outra forma como o país produz de forma consciente”, ressaltou.
Primeiro secretário Geert Van Dessel (Foto: Letícia Coqueiro/ A Redação)
O vice-governador de Goiás avaliou a visita dos representantes da Bélgica como uma oportunidade para fortalecer diálogos e parcerias dentro da estratégia proposta pelo governador Ronaldo Caiado (UB), em buscar novos investidores e novos consumidores para o Estado, com o foco de otimizar os produtos goianos e elevar a condição de exportação, além de agregar valor à matéria-prima goiana. “Sabemos que a Bélgica é grande representante da comunidade europeia e também um grande consumidor goiano. Dentre os interesses destacados pelo embaixador está a produção de alimentos, o que favorece o território goiano, que conta com agroindústrias reconhecidas internacionalmente”, arrematou Daniel Vilela.
Vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (Foto: Letícia Coqueiro)
Parceria com outros países
Em entrevista à reportagem do jornal A Redação, Daniel Vilela (MDB) adiantou que Goiás receberá representantes da Embaixada da China nos próximos dias. Empresas chinesas pretendem investir na produção de arroz, especialmente na região de Flores de Goiás, um dos principais municípios no cultivo do grão. A cidade é reconhecida pelo cultivo do arroz irrigado, que movimenta a economia goiana e gera renda aos agricultores familiares que vivem em assentamentos rurais da região.
Além disso, o vice-governador afirmou ainda que o Estado tem avançado em um projeto de parceria de cooperação e irrigação com Israel. A iniciativa também será realizada em Flores de Goiás. “Nos próximos dias, o território goiano tem a possibilidade de receber essas empresas que detêm tecnologias e têm o desejo de ajudar e cooperar com o Estado de Goiás”, concluiu.