Economia & Negócios

Governo causa queda nas ações da Petrobras com nova polêmica na gestão da empresa

Da Redação
[email protected]

A Petrobras anunciou, por meio de um fato relevante, que está em negociações para adquirir uma participação na refinaria privada de Mataripe, localizada na Bahia. A operação da refinaria foi vendida pela própria Petrobras em 2021, há menos de três anos, ao fundo árabe Mubadala, por 1,6 bilhão de dólares na época. Agora, a estatal brasileira está considerando a possibilidade de reentrar no empreendimento.
“A Petrobras informa que está dando prosseguimento às discussões com o Mubadala Capital em relação à formação de parceria de downstream no Brasil, cujo escopo envolve a avaliação de aquisição de participação na refinaria de Mataripe e de projeto em desenvolvimento de uma biorrefinaria integrada”, afirmou a companhia em comunicado.
No entanto, a notícia da possível compra da participação na refinaria de Mataripe gerou controvérsias entre analistas do mercado financeiro. Alguns especialistas consideram que este investimento não deveria ser prioridade para a Petrobras neste momento, especialmente após a empresa reter quase 50 bilhões de reais em dividendos extraordinários.
“A notícia é negativa, com a Petrobras voltando a investir em um ativo que acabou de ser privatizado e que não faz parte de seu core business”, afirmaram os analistas da Genial Investimentos em um relatório enviado a clientes.
Essa decisão provocou uma queda de 2% nas ações da Petrobras no início da tarde desta segunda-feira, refletindo a preocupação dos investidores com a estratégia da empresa em meio a um cenário econômico desafiador.
A possibilidade de a Petrobras retomar investimentos em um ativo recentemente privatizado ressalta a complexidade das decisões estratégicas da empresa em um contexto de transformações no setor de energia e pressões ambientais, políticas e econômicas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo