Política

Governo articula revogação da taxa das blusinhas após impacto do tarifaço dos EUA

Da Redação
[email protected]

Com o impacto do “tarifaço” de Donald Trump, lideranças governistas começaram a sondar parlamentares do Centrão para discutir a possível revogação da chamada “taxa das blusinhas”, medida que aumentou impostos sobre compras internacionais de até 50 dólares. A avaliação na base aliada do presidente Lula é que a taxação, imposta sob pressão do então presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), foi um dos fatores que afetou negativamente a popularidade do governo.
O gesto de revogar a medida é visto também como uma resposta ao risco de queda nas exportações brasileiras para os Estados Unidos, além de ser um sinal de boa vontade para a China, principal parceiro comercial do Brasil. Empresas chinesas do varejo foram duramente afetadas pela taxa, que contou com apoio do Centrão e de governistas no Congresso.
Durante debate recente, o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, foi provocado pelo deputado Kim Kataguiri (União-SP) a apoiar o projeto que revoga a taxação. Kataguiri já protocolou a proposta, mas Lindbergh ainda não assinou.
A possível revogação mostra a articulação política em curso para tentar amenizar os efeitos do tarifaço de Trump e buscar apoio para a base aliada.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo