Estado

Governador Ronaldo Caiado lidera discussões para reduzir desmatamento no Cerrado brasileiro

Da Redação
[email protected]

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, esteve em Brasília nesta quarta-feira (27/03) em uma reunião com o Governo Federal para debater estratégias visando a redução do desmatamento no Cerrado brasileiro. Durante o encontro, Caiado apresentou dados que apontam uma queda de 18% no desmatamento no estado em 2023, em comparação com o ano anterior, reiterando ainda o compromisso de Goiás em zerar o desmatamento ilegal até 2030.
Os números divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em novembro do ano passado, destacam que Goiás liderou a redução na supressão de vegetação nativa entre todos os estados que compõem o bioma Cerrado. Com exceção de Mato Grosso, Minas Gerais e Piauí, que também registraram quedas, os demais estados apresentaram aumento nos índices de desmatamento.
“Atualmente, Goiás é um exemplo. Tivemos uma queda significativa no desmatamento e estamos atendendo aos parâmetros de exigência de países desenvolvidos”, afirmou Caiado, destacando as medidas adotadas pelo estado, que incluem a avaliação minuciosa das áreas desmatadas ilegalmente e a exigência de recomposição da vegetação suprimida.
Além disso, o governador lembrou do acordo firmado com o setor produtivo, denominado “Desmatamento Ilegal Zero em Goiás”, em que se comprometeram a unir esforços para acabar com o desflorestamento até 2030.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, presente na reunião, ressaltou a importância da participação dos governos estaduais na busca por soluções para a questão do desmatamento, tanto no Cerrado quanto na Amazônia. Ela enfatizou que é possível reduzir o desmatamento sem prejudicar os interesses econômicos, sociais e ambientais dos estados.
Uma das preocupações levantadas durante o encontro foi em relação ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), sistema do governo federal responsável pelo cadastro de imóveis rurais do país. Caiado expressou sua preocupação de que as informações dos imóveis goianos não estejam chegando ao governo, o que dificulta a tomada de medidas preventivas.
A secretária estadual de Meio Ambiente de Goiás, Andrea Vulcanis, anunciou que o estado está em processo de licitação para a contratação de um sistema próprio de cadastro ambiental rural, que facilitará a análise dos dados estaduais, garantindo a regularização das propriedades rurais perante a legislação.
A reunião, presidida pelo Ministro da Casa Civil, Rui Costa, contou ainda com a participação dos ministros do Meio Ambiente, do Planejamento e da Agricultura, bem como representantes de outros estados que compõem o bioma Cerrado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo