Goinfra avança na construção da ponte sobre Rio do Peixe na GO-465
Da Redação
[email protected]
A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) executou as etapas de fundação e mesoestrutura da ponte de concreto sobre o Rio do Peixe, na GO-465, chegando à conclusão de 60% das obras da Obra de Arte Especial (OAE). A nova estrutura substitui a ponte de madeira que se rompeu no fim de 2023.
Com 50 metros de extensão e um investimento de R$ 4.6 milhões, o empreendimento está na etapa final da superestrutura, com a concretagem da ponte. Posteriormente, serão executados as rampas e o encabeçamento da OAE. A previsão é de que as obras sejam concluídas ainda no segundo semestre de 2024.
Atualmente, o acesso à cidade de Doverlândia é realizado pelas GO’s 221 e 461. Com a conclusão do empreendimento, o escoamento de produções agrícolas e as rotas escolares serão beneficiados diretamente, o acesso ao município e à região será ampliado e a conexão com os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul será potencializada.
Duplicação da GO-010 chega a 70% de execução
A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) chegou aos 70% de execução nas obras de duplicação da GO-010, entre Goiânia e Senador Canedo. O trecho de 10,22 quilômetros recebe equipamentos de drenagem superficial, dispositivos de segurança e a própria pavimentação. O investimento é de mais de R$ 70 milhões, os recursos são do Tesouro Estadual.
Equipes técnicas realizam a fixação de meios-fios e canaletas, bem como a instalação de defensas metálicas no segmento. As obras e serviços de terraplenagem e restauração da pista antiga também estão em andamento e já em fase de conclusão.
Na sequência, equipes técnicas se dedicarão à implantação das sinalizações verticais e horizontais definitivas, etapa que precede a entrega da obra. A construção da ponte sobre o Córrego Bonsucesso da pista nova já foi concluída.
Com camadas de Tratamento Superficial Duplo (TSD) e Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), o empreendimento deve suportar tráfego intenso de veículos leves e de carga entre Senador Canedo e a capital. Durante inspeção técnica na última quinta-feira (11/07), o presidente da Autarquia ressaltou a importância da obra, destacando que a rodovia possui circulação de 11 mil pessoas por dia.
“Trata-se de uma rota de escoamento de produções agroindustriais e de intenso trânsito de trabalhadores entre as duas cidades. A duplicação vai beneficiar cidades vizinhas, estudantes e todos os demais usuários com mais segurança, conforto e agilidade de tráfego”, ressaltou Santos Filho.