Goiás tem 6,9 milhões de habitantes, mostra prévia do Censo 2022
Goiânia é a cidade mais populosa com 1,4 mi
A divulgação tem como objetivo cumprir a lei que determina ao Instituto fornecer, anualmente, o cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios do país para o Tribunal de Contas da União (TCU). Seguindo um modelo estatístico, o IBGE entrega um resultado prévio do ano de 2022 a partir dos 83,9% da população recenseada. Desta vez, o cálculo mostrou que apesar de ainda permanecer com a maior população do estado, Goiânia teve redução na quantidade de habitantes. Isso, porque em uma estimativa divulgada pelo IBGE em 2021, a cidade aparece com 1.555.626 de pessoas.
De modo geral, Goiás também apresentou uma redução em sua população como um todo, uma vez que em 2021 contava com 7.206.589 de habitantes. Ainda segundo o instituto, as informações divulgadas foram entregues ao Tribunal de Contas da União para a realização de um cálculo de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
“Este modelo adotado foi bastante estudado e aprovado pela Comissão Consultiva do Censo 2022, que olhou detalhadamente o processo desenvolvido para fornecer ao TCU e à sociedade os melhores dados técnicos e reais possíveis”, afirma o diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo.