Estado

Goiás registrou 12,4 mil acidentes envolvendo animais peçonhentos

Desde o início da pandemia da Covid-19, Goiás registrou 12,4 mil acidentes envolvendo animais peçonhentos. Somente no último mês,  foram 669 casos, conforme dados da Secretaria de Saúde do Estado (SES-GO). Atualmente, o Estado conta com 91 municípios, além da Capital, que possuem locais para realizar a soroterapia antiveneno.

A Secretaria explica que o período chuvoso e quente desta época é perfeito para a estatística nada agradável, do aumento do número de casos de ataques de animais peçonhentos que acontece nesta época de calor em decorrência de ser um período propício à proliferação dos mesmos. Além disso, as chuvas colaboram para que os animais fiquem desalojados, favorecendo maior contato com as pessoas e, consequentemente, maior número de acidentes.

Estima-se que, anualmente, ocorram 1,8 milhão de casos no país, resultando em cerca de 94 mil óbitos. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), esses acidentes são a segunda causa de envenenamento humano, principalmente em áreas rurais.

Em Goiás, o Hospital Regional São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HRSLMB) é referência em atendimento de acidentes com animais peçonhentos. “O nosso município encontra-se em meio a uma grande área rural, habitat natural de várias espécies de animais. Diariamente recebemos casos de pessoas lesionadas por picadas, principalmente de cobras e escorpiões. Nosso estoque de soro é abastecido regularmente para assistir da melhor maneira possível esses pacientes”, afirma Éder Souza, diretor do HRSLMB.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo