Estado

Goiás registra queda histórica nos índices de criminalidade, destacam especialistas

Por Ana Lucia
[email protected]

A queda contínua dos principais índices de criminalidade em Goiás, registrada desde 2019, foi destacada ontem (01/10) pelo ex-comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) do Rio de Janeiro, Rodrigo Pimentel, durante o evento Follow The Money, promovido pelo Brazil Journal, em São Paulo.
“Como se mede violência no mundo hoje? Através do número de homicídios […]. E Goiás foi o estado com a maior queda”, afirmou Pimentel, autor dos best sellers Elite da Tropa e Elite da Tropa II. Ele mediou o painel A experiência dos Estados, que contou com a presença dos governadores Ronaldo Caiado (GO) e Romeu Zema (MG).

Indicadores em queda

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que a taxa de homicídios em Goiás foi de 18,8 por 100 mil habitantes em 2024, abaixo da média nacional (20,8), caindo de 39,3 em 2018. Segundo a SSP-GO, os principais índices criminais caíram de forma expressiva em relação a 2018:

Roubos a transeuntes: -92%
Roubos de veículos: -95%
Roubos a comércio: -92%
Roubos a residências: -85%
Roubos de carga: -98%
Latrocínios: -95%

Além disso, não houve registro do chamado “novo cangaço” no período.
Pimentel destacou que os números vão além das estatísticas. “Você pega um táxi no aeroporto de Goiânia e ouve do taxista: ‘Isso aqui tá muito melhor’. Isso é percepção”, exemplificou.

Governabilidade e segurança pública

O governador Ronaldo Caiado afirmou que os avanços exigem “estatura moral e coragem” para enfrentar o crime de frente. Destacou medidas como autonomia das polícias e controle das penitenciárias e ressaltou que a segurança foi prioridade desde o início da gestão, impactando positivamente setores como educação, transparência e economia.
“É aquilo: ‘ou bandido muda de profissão, ou muda do Estado’. Em Goiás, existe lei e governabilidade. A segurança pública é a base para a atração de investidores, geração de emprego e renda”, concluiu Caiado.
O evento Follow The Money, realizado no Teatro B32, reuniu empresários e debateu também os prejuízos causados por players informais na economia, reforçando a ligação entre segurança pública e ambiente de negócios.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo