Economia & Negócios

Goiás recupera R$ 402 milhões em débitos de IPVA

Da Redação
[email protected]

A Superintendência de Recuperação de Crédito da Secretaria da Economia de Goiás conseguiu recuperar mais de R$ 402 milhões em débitos do IPVA entre janeiro e julho deste ano, mesmo sem a realização de programas especiais de negociação. O valor corresponde a 308 mil processos administrativos e envolve a regularização de quase 200 mil proprietários de veículos, com dívidas referentes ao IPVA de 2024 e de anos anteriores.
O volume arrecadado representa um crescimento na recuperação de créditos em comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo a pasta, o resultado é fruto direto das ações de cobrança ativa promovidas ao longo do primeiro semestre, com destaque para a campanha iniciada em fevereiro.
Uma das principais estratégias utilizadas foi o envio de mensagens de cobrança via SMS, que contou com o uso de inteligência artificial para aprimorar a comunicação e identificar os melhores momentos para notificar os contribuintes. A tecnologia permitiu aumentar a eficiência das abordagens e, consequentemente, o índice de recuperação dos débitos.
Apesar da efetividade da campanha, o coordenador de Cobrança da Gerência de Processos e Cobrança da secretaria, Humberto Pinheiro, faz um alerta importante. “Ao receber uma notificação em nome da Secretaria da Economia, o contribuinte deve sempre confirmar a existência da dívida pelos canais oficiais – site ou atendimento presencial”, reforça, destacando o risco de golpes e fraudes que podem ocorrer em nome do imposto.
O bom resultado obtido pela Secretaria da Economia demonstra que ações de cobrança planejadas e o uso de ferramentas tecnológicas podem ser tão eficazes quanto campanhas de anistia ou perdão de juros, que não estão em vigor neste momento.
A expectativa é que, com a continuidade das ações de cobrança digital e campanhas educativas, o número de contribuintes regularizados siga crescendo até o final do ano, contribuindo com a arrecadação estadual e a oferta de serviços públicos.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo