Goiás oferece 980 vagas para curso gratuito de robótica: o programa dá oportunidade para jovens de 8 a 18 anos
O estado de Goiás está proporcionando uma oportunidade única para crianças e adolescentes de 8 a 18 anos se inserirem no mundo da tecnologia. Com a abertura de 980 vagas em cursos gratuitos de robótica, o programa Include, em parceria com o Instituto Campus Party, busca promover a inclusão de jovens de comunidades de baixa renda, oferecendo ensino gratuito de robótica, computação e programação.Os cursos serão ministrados em 14 laboratórios distribuídos por 13 cidades goianas, incluindo Goiânia, Aparecida de Goiânia, Aruanã, Catalão, Cristalina, Mambaí, Pirenópolis, Porangatu, Rio Verde, São Luís de Montes Belos, São Miguel do Araguaia, Trindade e Uruana. Em Goiânia, existem dois laboratórios, localizados no Jardim Novo Mundo e Jardim Guanabara II.
Inscrições e Quem Pode Participar
Estudantes de escolas públicas ou bolsistas da rede privada, com idades entre 8 e 18 anos, podem se inscrever até 14 de fevereiro. As inscrições podem ser realizadas através do site da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti) ou pelo site institutocampusparty.org.br/inscricao-aluno/.
Cada laboratório está equipado com recursos para aulas de robótica, programação, eletrônica, sensores e mecânica, proporcionando um ambiente propício para o aprendizado. Dentre os equipamentos disponíveis, destacam-se impressoras 3D, óculos de realidade virtual, drones e computadores.
José Frederico Lyra Netto, titular da Secti, destaca: “Um dos nossos objetivos é aumentar a base de futuros cientistas e profissionais da área de tecnologia em Goiás. E alcançaremos isso, por exemplo, dando oportunidade para que crianças se envolvam o quanto antes com o mundo da programação e da robótica.”
A diretora Nacional do Projeto Include, Sidiane Zanin, reforça a missão do programa, afirmando que buscam “levar conhecimento e informação para crianças e adolescentes de comunidades carentes, promovendo a inclusão social e dando oportunidade de acesso à tecnologia e à cultura maker a todos.”