EducaçãoEstado

Goiás é o segundo estado com mais escolas militares no Brasil

De acordo com levantamento publicado nesta segunda-feira (26) pelo portal UOL, Goiás é o segundo estado do Brasil com o maior número de escolas militares, totalizando 82 unidades. O estado está atrás apenas do Paraná, que lidera o ranking com 320 escolas militarizadas. Goiás tem seis escolas a mais do que o Maranhão, que ocupa a terceira posição.

Apesar de sua posição de destaque, Goiás tem o terceiro menor percentual de crescimento de escolas militarizadas nos últimos seis anos, com uma expansão de 36% em comparação com 2018. Os estados que registraram os maiores avanços percentuais são Paraná (15.900%), Roraima (3.400%), Rondônia (1.800%) e Rio de Janeiro (950%).

A lista de estados com crescimento significativo inclui Santa Catarina (700%), Distrito Federal (566%), Tocantins (550%), Mato Grosso (400%), Mato Grosso do Sul (400%), Rio Grande do Sul (155%), Ceará (50%), Amazonas (50%) e Minas Gerais (42%). Maranhão (20,3%) e Bahia (13,3%) têm percentuais de crescimento inferiores a Goiás.

Até 2018, Goiás e Maranhão eram os únicos estados com mais de 60 escolas militarizadas. Em São Paulo, Acre, Rio Grande do Norte, Sergipe e Espírito Santo, não havia unidades nesse modelo, o que explica os altos percentuais de crescimento em anos recentes. Em outros 16 estados, havia no máximo dez escolas militarizadas.

A expansão das escolas militares ocorreu tanto em governos de esquerda quanto de direita, com apoio de pais e responsáveis, que defendem o reforço da disciplina escolar. Atualmente, o Brasil conta com 792 escolas militares, um aumento significativo em relação às 230 de seis anos atrás, atendendo a cerca de 555 mil alunos.

O modelo divide opiniões. Especialistas como Fernando Abrucio, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), apontam que nenhum país referência em educação adota um modelo semelhante. Por outro lado, defensores, como Nelcimary Miranda, mãe de um aluno, relatam que a disciplina nas escolas tem contribuído para o desenvolvimento de responsabilidades pessoais e melhorias no comportamento dos estudantes.

Imagem: Governo de Goiás

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo