Estado

Goiás confirma duas mortes pela cepa da dengue mais disseminada no mundo

Goiás confirmou duas mortes pela cepa da dengue que é a mais transmitida no mundo, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.  Goiás confirmou duas mortes pela cepa da dengue que é a mais transmitida no mundo, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

  As vítimas eram de Trindade e Aparecida de Goiânia. 

O genótipo cosmopolita do sorotipo 2 do vírus da dengue é considerada a mais transmissível no mundo. Ela pode deixar mais grave os sintomas comuns da doença. Na América Latina, antes do Brasil, apenas o Peru tinha diagnosticado um caso.

O vírus da dengue possuiu quatro sorotipos: 1, 2, 3 e 4. Cada um deles pode ser dividido em vários genótipos, ou linhagens.     O genótipo cosmopolita é uma das seis linhagens do sorotipo 2.

    No Brasil, predomina o tipo 1, com cerca de 90% dos casos.

Número de casos de dengue é 64% maior em 2022 do que no ano passado em Aparecida

O número de casos de dengue em Aparecida de Goiânia está 64% mais alto do que o registrado no mesmo período do ano passado.  O número de casos de dengue em Aparecida de Goiânia está 64% mais alto do que o registrado no mesmo período do ano passado.

Somente nos seis primeiros meses de 2022, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 15.228.     Em 2021, foram confirmados 9.638 pacientes no mesmo intervalo de tempo.

A grande maioria dos casos foram registrados nas primeiras semanas do ano .     O pico anual foi próximo de 3 mil pacientes da doença entre a primeira e segunda semanas do ano, e é considerado o maior número de casos dos últimos cinco anos pela Secretaria Municipal de Saúde.    Dos seis óbitos, dois casos tinham histórico de comorbidades.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo