Estado

Goiás conclui restauração da GO-184 e avança com maior pacote de obras da região Sudoeste

Trecho de 91,4 km entre Itumirim e Cassilândia é finalizado com investimento de R$ 276,6 milhões; Goinfra mantém mais de 440 km em obras e amplia infraestrutura estratégica para o agronegócio

O Governo de Goiás finalizou a restauração asfáltica da GO-184, no trecho de 91,4 quilômetros que liga o povoado de Itumirim ao trevo para Cassilândia (MS), no município de Aporé. A obra, executada pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), recebeu investimento superior a R$ 276,6 milhões do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra) e foi concluída em prazo recorde de oito meses.

Obra melhora mobilidade e fortalece logística do agronegócio

A restauração da GO-184 cumpre um dos principais objetivos do pacote de infraestrutura do Estado: melhorar a mobilidade regional, facilitar o escoamento da produção agropecuária e tornar a região Sudoeste mais competitiva para novos investimentos. O trecho, próximo à divisa com o Mato Grosso do Sul, é estratégico para a circulação de grãos, carnes e insumos, além de ser acesso para trabalhadores e moradores da região.

A Goinfra ainda executa serviços complementares de drenagem, sinalização vertical e horizontal. A previsão é de conclusão total dos trabalhos até o fim de dezembro.

O presidente da agência, Pedro Sales, reforça a importância da intervenção.
“É uma grande obra que a região Sudoeste merece e historicamente precisava pela riqueza do agronegócio local”, afirma.

Restauração dos quase 100 quilômetros da GO-184 recebeu investimento de mais de R$ 276,6 milhões.

População comemora: “Nossa preocupação diminuiu”

Moradores aprovam a restauração, que resolve problemas históricos de segurança e desgaste de veículos. A vendedora Iara Santos, que trafega diariamente pelo trecho, relata alívio após anos de dificuldades.

“Nós sofremos muito nessa região. Todo dia tinha um problema na estrada, como pneu furado e outros. Agora, a nossa preocupação diminuiu”, contou.

O mecânico Rodrigo Quintino também celebra a melhoria na mobilidade.
“A gente demorava uma hora para fazer o trajeto, hoje fazemos na metade do tempo, sem correria e com segurança. Ficou uma estrutura perfeita”, destacou.


Restauração recebeu investimento de R$ 276,6 milhões do Fundeinfra

Executada com recursos do Fundo Estadual de Infraestrutura, a obra faz parte dos investimentos recordes aplicados pelo Estado na malha rodoviária. A recuperação dos quase 100 quilômetros fortalece rotas essenciais para o desenvolvimento econômico do Sudoeste, reduzindo custos logísticos e garantindo infraestrutura mais moderna e segura.


Região Sudoeste: Obras ativas

Mais de 440 km de obras ativas transformam o Sudoeste goiano

A Goinfra mantém mais de dez obras simultâneas na região Sudoeste, que somam mais de 440 quilômetros em pavimentações, duplicações e restaurações. Todas são executadas com recursos do Fundeinfra e atendem áreas de grande relevância econômica.

Principais obras em andamento:

  • GO-210 (Rio Verde): duplicação em pavimento rígido
  • GO-401 (Quirinópolis): pavimentação de 40 km
  • Complexo Viário de Rio Verde: conjunto de intervenções que integra as GOs 174, 210 e 570 com a BR-060, incluindo viaduto, duplicações e novas pistas
  • GO-050:
    • Pavimentação e reabilitação de 63 km entre a BR-364 e Chapadão do Céu (previsão para janeiro)
    • Restauração de 38 km entre Chapadão do Céu e o entroncamento com a GO-306
  • GO-319: pavimentação entre Denislópolis e Castelândia
  • GO-306: pavimentação de mais de 30 km entre Mineiros e Chapadão do Céu
  • GO-194: implantação de quase 32 km entre a GO-461 e Ponte Branca
  • GO-409: pavimentação de mais de 38 km entre Acreúna e Turvelândia

Mais 120 km de novas rodovias pelo Ifag reforçam integração logística

Além das obras executadas diretamente pela Goinfra, o Estado avança com novas frentes de serviço por meio de parceria com o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag). As intervenções iniciadas em setembro somam mais 120 quilômetros de pavimentação, além da construção de uma ponte estratégica.

Trechos contemplados:

  • GO-180: pavimentação de quase 33 km entre as GOs 467 e 306, incluindo ponte de 60 metros sobre o Ribeirão Ponte de Pedra
  • GO-178: 38,8 km de novo asfalto entre a BR-364 e a GO-306
  • GO-461: pavimentação de 52,35 km entre as GOs 194 e 221

As obras fortalecem rotas essenciais para a produção agrícola, melhoram conexões logísticas e ampliam a competitividade da região, que se destaca como uma das mais produtivas do país.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo