Goiânia e Aparecida liberam 4ª dose contra covid-19 para maiores de 40 anos
Confira como se imunizar nos municípios

A capital goiana e Aparecida de Goiânia anunciaram que começam nesta terça-feira (21/6) a aplicação da 4ª dose de vacinas contra covid-19 em moradores acima de 40 anos, conforme informaram as secretarias de Saúde.
Em Goiânia, a vacinação será realizada em 71 locais e na van que leva doses aos moradores de forma itinerante. Podem receber a quarta dose todas as pessoas que estão na faixa etária liberada, e que tenham recebido o primeiro reforço (terceira dose) há pelo menos quatro meses. De acordo com dados do IBGE, Goiânia tem 229.750 moradores entre 40 e 49 anos, mas, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, nem todos estão aptos a receber a dose. “A estimativa é que somente a metade dessas pessoas podem se vacinar com o segundo reforço, porque o restante está em atraso com a terceira dose ou fora do intervalo exigido”, diz.
O Ministério da Saúde também liberou mais doses para quem tomou Janssen. Quem tem entre 18 e 39 anos pode receber o segundo reforço (terceira dose), e quem tem 40 anos ou mais pode tomar o terceiro reforço (quarta dose).
Entenda o número de doses por idade:
-Quem pode tomar quatro doses: todas a pessoas com 40 anos ou mais
-Quem pode tomar somente três doses: pessoas entre 12 e 39 anos
-Quem pode tomar somente duas doses: crianças de 05 a 11 anos
Confira as salas de vacinas aqui.
Em Aparecida de Goiânia, são 39 postos fixos de imunização na cidade. A aplicação deve obedecer o intervalo mínimo de quatro meses entre a terceira e a quarta dose. Além disso, é necessário apresentar documentos pessoais e o cartão de vacinação. Trabalhadores da saúde também precisam comprovar a atuação.
Em Aparecida, as vacinas contra a covid-19 estão disponíveis na Central de Imunização, na Maternidade Marlene Teixeira e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Andrade Reis; Colina Azul; Bairro Cardoso; Delfiore; Alto Paraíso; Bandeirantes; Bairro Ilda; Independência; Buriti Sereno; Campos Elíseos; Cândido de Queiroz; Caraíbas; Chácara São Pedro; Cruzeiro do Sul; Independência Mansões; Jardim Bela Vista; Jardim Boa Esperança; Jardim dos Buritis; Jardim dos Ipês; Jardim Florença; Jardim Olímpico; Jardim Paraíso; Jardim Tiradentes; Madre Germana; Nova Olinda; Papillon Park; Parque Trindade; Pontal Sul II; Residencial Anhambi; Residencial Garavelo Park; Retiro do Bosque; Jardim Riviera; Rosa dos Ventos; Santa Luzia; Santo André; Veiga Jardim e Expansul.
A Central de Imunização funciona de segunda a sábado, das 8 às 18h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta, das 8 às 18h. As UBSs funcionam de segunda a sexta, das 8 às 16h.
Recomendação do Ministério da Saúde